REPRESENTAÇÕES ESTUDANTIS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL TIRADENTES, MACAPÁ/AP
Educação Ambiental. Saberes Socioambientais. Ensino Médio.
Este estudo apresenta como objetivo principal compreender as percepções socioambientais dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio sobre Educação Ambiental da Escola de Tempo Integral Tiradentes, localizada na área urbana da cidade de Macapá/AP. Considerando que a Educação Ambiental, quando incluída no contexto escolar, tem o potencial transformador, pois qualifica os sujeitos a adotar práticas sensíveis e responsáveis em relação ao meio ambiente, no entanto, precisam ir além de ações informativas, pautando-se em uma Educação Ambiental crítica, emancipatória e transformadora. Relacionando os desafios ambientais a partir da realidade do sujeito, discutido os impactos das questões socioeconômicas, socioculturais e os meios de produção do mercado e quais suas influências para o meio ambiente. Diante disso, surge a seguinte problemática: Como os estudantes da 3ª série do Ensino Médio percebem e vivenciam a Educação Ambiental em seu cotidiano escolar a partir de seus saberes e vivências adquiridos ao longo de sua trajetória na educação básica? Para os instrumentos de coleta de dados foram utilizados: observação direta; documentação; aplicação de um questionário semiestruturado com 17 perguntas objetivas e subjetivas, tais técnicas serviram como base para a aplicação de um Círculo de Cultura ancorado nas abordagens freirianas, uma metodologia dialógica horizontal. Estes dados serão analisados a partir da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultados principais: quando expostos ao espaço dialógico, Círculo de Cultura, os jovens colaboradores expressaram percepções mais amplas, voltadas à transformação social, responsabilidade coletiva e compromisso com o território. Os colaboradores demonstraram em sua percepção sobre EA a partir de uma perspectiva ainda marcada por abordagens tradicionais. Entretanto, questionaram criticamente no Círculo de Cultura a forma como essa temática tem sido inserida no contexto escolar e como a sociedade vem abordando. Diante da crise ambiental e dos desafios socioambientais presentes na Amazônia, é fundamental que as escolas assumam o papel de formação de sujeitos éticos, críticos e protagonistas de sua realidade.