Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMI CRISTINA PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMI CRISTINA PINTO
DATA : 20/05/2025
HORA: 17:00
LOCAL: Bloco I, Sala 04
TÍTULO:

MEDIAÇÃO E INCLUSÃO NA INFÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA A SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro Autista. Socialização; Educação Infantil.



PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta pesquisa investiga os desafios e estratégias de socialização para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil, com foco no estado do Amapá, uma região periférica do Brasil marcada por desigualdades socioeconômicas e lacunas educacionais. O estudo é conduzido dentro da linha de pesquisa Educação, Culturas e Diversidades do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UNIFAP). Partindo do pressuposto de que a educação infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento socioafetivo, cognitivo e comunicativo da criança, esta investigação analisa como práticas pedagógicas intencionais e sensíveis podem favorecer a socialização de crianças autistas em salas de aula regulares. O estudo fundamenta-se em marcos legais nacionais, como a Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (Brasil, 2017) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990), normativas que, embora relevantes, ainda enfrentam desafios na sua plena implementação nas instituições de ensino. Dessa forma, a pesquisa busca responder à seguinte questão: Quais as mediações usadas nas práticas pedagógicas para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no que se refere ao processo de socialização na Educação Infantil? O objetivo geral consiste em compreender a mediação utilizada nas práticas pedagógicas dos professores referente ao processo de socialização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no sentido de possibilitar a inclusão das mesmas na educação infantil. Especificamente, pretende-se: entender de que forma os professores se planejam para executar as rotinas das crianças com TEA, no sentido de envolvê-las nas atividades do grupo favorecendo a socialização; identificar as atividades lúdicas utilizadas na educação infantil que colaboram para o processo de escolarização da criança com TEA, bem como a sua socialização por mais tempo no grupo; discutir as formas de mediação utilizadas para a processo de socialização, no sentido de garantir de forma saudável e confortável a inclusão da criança com TEA na unidade escolar A metodologia adota uma abordagem qualitativa, articulando o método dialético e o estudo de caso realizado em uma escola pública de Educação Infantil no município de Macapá. A pesquisa tem a intenção de subsidiar educadores na promoção de interações significativas e na construção de uma sociedade mais justa, onde a diversidade não apenas seja reconhecida, mas celebrada como princípio essencial da aprendizagem humana.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.758.182-** - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Interna - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externa à Instituição - TÂNIA REGINA LOBATO DOS SANTOS - UEPA
Notícia cadastrada em: 20/05/2025 09:17
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