PERCEPÇÃO DE DOCENTES LGBTQIAPN+ SOBRE MICROAGRESSÕES LGBTQIAPN+FÓBICAS NA CULTURA INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Docentes LGBTQIAPN+; Universidade; Microagressões
Este estudo tem como objetivo principal analisar as percepções de docentes LGBTQIAPN+ da Universidade Federal do Amapá sobre as microagressões LGBTQIAPN+fóbicas na cultura institucional da universidade. A investigação parte do pressuposto que professores LGBTQIAPN+, em algum momento da trajetória docente, vivenciaram direta ou indiretamente práticas LGBTQIAPN+fóbicas no ambiente acadêmico. Desse modo, pergunta de pesquisa que norteará este estudo é: como os professores LGBTQIAPN+ da Unifap percebem as microagressões na cultura institucional da universidade? Os procedimentos metodológicos estão organizados em dois momentos: o primeiro será de cunho bibliográfico, com intuito de criar uma base teórica que direcionará as discussões e análises, e o segundo momento é de cunho empírico, que será realizada na etapa de pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas narrativas com os professores LGBTQIAPN+ da Unifap, o lócus de pesquisa será a Unifap. A análise dos dados desta investigação está fundamentada nas epistemologias do Interpretativismo e Construcionismo Social, visto que elas possibilitarão uma análise crítica acerca das interações sociais e dos significados atribuídos pelos participantes da pesquisa às suas percepções e vivências, essa escolha visa analisar como os professores LGBTQIAPN+ da Unifap percebem as microagressões LGBTQIAPN+fóbica na cultura institucional da própria universidade, além de suas implicações na vida pessoal e profissional desses docentes.