Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ELIO CARDOSO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE ELIO CARDOSO DOS SANTOS
DATA : 30/05/2026
HORA: 09:00
LOCAL: Bloco I, Sala 04
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: CONTRIBUIÇÕES PARA EMANCIPAÇÃO PELO SABER COM FOCO NAS QUESTÕES AMBIENTAIS
EM ÁREAS DE RESSACA EM MACAPÁ/AP


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental. Educação Popular. Áreas de Ressacas. Questões socioambientais. Amazônia amapaense.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Esta pesquisa aborda a Educação Ambiental na perspectiva da Educação Popular, com foco nas questões socioambientais em duas áreas úmidas (ressacas) do município de Macapá/AP: a Ressaca do Congós, localizada na zona sul da cidade e próxima ao centro urbano, e a Ressaca do Pacoval, situada na zona norte, em área periférica. O tema centraliza-se na integração entre saberes locais, educação ambiental e emancipação socioambiental, contribuindo para o debate sobre o trato adequado com o lixo, resíduos e esgotamento sanitário em áreas ambientalmente frágeis e importantes para o microclima. Nesse sentido, o problema é constituído pelo seguinte questionamento: Como os saberes para Educação Ambiental são constituídos pela população das áreas de ressacas do bairro Congós e Pacoval, tendo como foco as questões socioambientais, a partir dos pressupostos da Educação Popular, visando à emancipação na Amazônia amapaense? Nessa linha, o objetivo geral é analisar como os saberes para Educação Ambiental são constituídos pela população das áreas de ressaca do bairro Congós e Pacoval, tendo com foco nas questões ambientais a partir das contribuições de pressupostos da Educação Popular, para a emancipação, na Amazônia amapaense. Os objetivos específicos incluem: 1) caracterizar os contextos ambientais, sociais e econômicos das ressacas; 2) identificar e comparar práticas socioambientais desenvolvidas nas comunidades do Congós e do Pacoval; e 3) avaliar a articulação entre Educação Ambiental e saberes comunitários, destacando potencialidades e desafios. A pesquisa terá como direcionador os métodos histórico e dialético (Gamboa, 2007;Minayo, 2010; Lakatos e Marconi, 2017) será de abordagem qualitativa (Minayo, 2002; Gamboa, 2007; Creswell, 2014), do tipo Estudo de Caso (Yin 2015; Gil 2016.) A coleta de dados será realizada com base na observação direta informal (Yin, 2015) e em alguns elementos do Círculo de Cultura, técnica utilizada por Freire (Freire, 1979) para alfabetização, como rodas de conversa desenvolvidas com auxílio de temas geradores (água, lixo, esgoto) para estimular reflexão crítica, com o auxílio de fotografias sobre esses temas geradores (Wang e Burris, 1997). A análise dos dados seguirá a análise temática de Braun e Clarke (2006), que permite identificar padrões de significados em narrativas complexas, integrando múltiplas fontes de informação (falas, imagens e vídeos). Em relação à relevância da pesquisa proposta, destacamos os aspectos acadêmico, social e ecológico. A pesquisa tem relevância acadêmica ao fortalecer a interlocução entre ambiente acadêmico, saberes locais e outras formas de conhecimento, proporcionando um olhar com conscientização sobre as realidades ambientais em áreas frágeis (ressacas). Socialmente, inspira educação ambiental participativa e subsidia políticas públicas para demandas locais urgentes. Ecologicamente, reforçará que as ressacas são ecossistemas estratégicos na Amazônia costeira, regulando inundações, mantendo biodiversidade e moderando o microclima, necessitando atenção ambiental adequada.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2270396 - ALBERT ALAN DE SOUSA CORDEIRO
Presidente - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Externo ao Programa - 1172403 - JOSE ALBERTO TOSTES - null
Notícia cadastrada em: 13/05/2025 08:08
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