Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO DE JESUS SANTOS CORREA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO DE JESUS SANTOS CORREA
DATA : 30/05/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Bloco I, Sala 04
TÍTULO:

O PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO DA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO NA COMUNIDADE DO CRIA-Ú: REALIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS



PALAVRAS-CHAVES:

Território Quilombo do Cria-ú. Memória Individual e Coletiva. Identidade Criauense. Regularização Escolar Quilombola. Projeto Político Quilombola. Currículo Afrorreferenciado.



PÁGINAS: 248
RESUMO:

A presente dissertação tem como título, O Processo de Regularização da Escola Quilombola Estadual José Bonifácio na Comunidade do Cria-ú: Realidade, Desafios e Perspectivas. Busca responder o seguinte problema: Quais as implicações para a regularização da Escola Quilombola Estadual José Bonifácio (EQEJB), à luz da Resolução n. 08/2012, do Plano Nacional de Educação (2014-2024) e do Parecer CNE/ CEB N: 8/2020, para uma educação antirracista? O Objetivo Geral: Analisar de que maneira ocorreu o processo de regularização da EQEJB efetivada pela Resolução nº 050/2020-CEE/AP, e como esta contribui para uma educação antirracista. Os Objetivos Específicossão: a)Investigar de que maneira o processo de regularização da EQEJB ocorreu na prática, em consonância com as legislações regularizadoras citados; b)Conhecer as estratégias utilizadas para garantir a preservação da identidade étnico-cultural da Comunidade Quilombola do Cria-ú durante o processo de regularização da escola e sua cotidianidade. c)Averiguar como os documentos normativos orientaram o desenvolvimento do processo de reconhecimento da escola e identificar como essa experiência pode servir de modelo para outras escolas quilombolas no Estado do Amapá. d) Compreender as implicações do processo de regularização da EQEJB para a implementação de políticas educacionais voltadas à educação escolar quilombola e à preservação da identidade cultural nos territórios quilombolas. A pesquisa utiliza o método de  Estudo de Caso, através de  uma abordagem qualitativa, onde os dados empíricos serão coletados por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, abrangendo entrevistas semiestruturadas, observação participante e registros fotográficos. OLócusda pesquisa é a Escola Quilombola Estadual José Bonifácio, atualmente, a única escola quilombola do Estado do Amapá, regularizada pelo Conselho Estadual de Educação-CEE/AP, situada na comunidade quilombola do Cria-ú. Os sujeitos da pesquisa são: 2 diretores, sendo uma diretora que iniciou o processo de regularização e o atual diretor ; 2 professores, um(a) professor(a) que colaborou com o processo e outro(a) que chegou após regularização; 2 pedagogos(a) sendo um que participou do processo de regularização da escola e um(a) atual pedagodo(a) que esteja na escola; 2 pais e/ou responsáveis de alunos, 2 alunos do 9º ano, devido a faixa etária mais avançada ; 1 assessor técnico do NEER/SEED, que participou do processo; a  conselheira do Conselho Estadual de Educação do Amapá – CEE-AP, que foi a relatora do processo de regularização. Os dados estão sendo analisados em diálogo com o referencial teórico, apoiando-se em autores como: Vera Maria Candau (2002); Maria Cecília Minayo (2012); Piedade Videira (2008, 2009, 2014, 2019), Kabengele Munanga (2002), Henrique Cunha Jr. (1999), Florestan Fernandes (2017), Nilma Gomes (2017), assim como os documentos normativos que regulam as escola quilombolas. Os resultados buscam contribuir para que as demais escolas Quilombolas do Estado do Amapá trilhem também seu processo de regularização, dentro de uma educação escolar quilombola que realmente contemple a efetiva prática da legislação e reflita a realidade das escolas quilombolas com currículo afrorreferenciado e recursos didaticos pedagógicos que atendam suas epecificidades étnicas e culturais.



MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.758.182-** - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Externa à Instituição - CICERA NUNES - URCA
Presidente - 1863861 - PIEDADE LINO VIDEIRA
Notícia cadastrada em: 09/05/2025 18:42
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