EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PRÁTICA DE PROFESSORES (AS) COMO EXERCÍCIOS DE RESISTÊNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE PORTEL/PA
Educação Intercultural, Prática de professores, Resistência, Educação Escolar Quilombola.
A presente dissertação se propõe a investigar como as práticas dos professores(as) na educação quilombola se constituem enquanto exercícios de resistência, com foco no contexto educacional da Amazônia. A Educação Escolar Quilombola é uma modalidade educacional conquistada por meio de intensas lutas e movimentos sociais. Esta investigação busca responder à seguinte questão: como os exercícios de resistência interculturais são experienciados na educação por meio das práticas dos professores(as) de uma escola quilombola no município de Portel/PA? O objetivo geral é analisar os exercícios de resistência interculturais vivenciados no cotidiano das práticas pedagógicas, a partir da realidade de uma escola quilombola de Portel/PA. Os objetivos específicos incluem:contextualizar o processo histórico educacional da educação quilombola no Brasil; discutir interculturalidade, a relação com a educação e seus desdobramentos na educação quilombola da Amazonia; investigar nas práticas pedagógicas dos professores evidências e experiências que revelam exercícios de resistências interculturais. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa (Gamboa, 2018) Bauer e Gaskel (2008). Como metodologia utiliza-se o Estudo de Caso, conforme os referenciais de Yin (2001), André (2013). A coleta de dados será conduzida por meio da observação participante, a pesquisa inspira-se no Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg (1989) como abordagem interpretativa, permitindo identificar e interpretar indícios que emergem no cotidiano escolar, a atenção será voltada a gestos, falas, improvisações e elementos culturais que, embora possam parecer menores, carregam significados amplos sobre as dinâmicas pedagógicas e culturais da escola. Para a análise dos dados será utilizado a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A pesquisa será realizada na Escola de Educação Escolar Quilombola São Miguel, localizada na comunidade remanescente de quilombo São Sebastião do Cipoal, no rio Pacajá, município de Portel. A escolha deste ambiente não é aleatória, mas representa uma oportunidade de compreender como as práticas pedagógicas se constituem em contextos de resistência e afirmação cultural. Esta pesquisa revela-se relevante em várias dimensões, academicamente, contribui para preencher lacunas nos estudos sobre práticas pedagógicas interculturais em contextos amazônicos, especialmente em relação à educação quilombola. A escolha de investigar o município de Portel justifica-se pela ausência de pesquisas voltadas para essa temática, permitindo uma compreensão mais profunda das especificidades das práticas educativas interculturais em um contexto ainda pouco explorado.