Banca de QUALIFICAÇÃO: BENEDITA DE FÁTIMA ALVES SARDINHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BENEDITA DE FÁTIMA ALVES SARDINHA
DATA : 27/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Bloco C, Sala 02
TÍTULO:

ESCOLAS CÍVICO-MILITARES: DICOTOMIA NA GESTÃO EDUCACIONAL NO ESTADO DO AMAPÁ (2017-2025)



PALAVRAS-CHAVES:

Amapá; Gestão Democrática; Militarização na Escola.



PÁGINAS: 47
RESUMO:

A presente Dissertação em andamento investiga o tema: as razões que levaram o Governo do Estado do Amapá/GEA a adotar em 2017 aMilitarização de Escolas Públicas de Educação Básicacomo instrumento de Gestão Educacional, nomeadas Escolas de Gestão Compartilhada, parceria entre Corpo de Bombeiros Militar do Amapá/CBM-AP, a Polícia Militar/PM-AP e Secretaria de Estado da Educação do Amapá/SEED-AP. O problema indaga: que elementos subjacentes à Política/Gestão Educacional são responsáveis pelo fato de o GEA manter ativo a militarização educacional, por meio da Gestão Compartilhada, mesmo após a revogação em 2023 do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM)? A hipótese do estudo é a de que o GEA pretende sustentar a imagem de que tem a intenção de manter o controle sobre a violência, mas a militarização das escolas públicas no AP não apenas mascara esta pretensão de uma tentativa de mitigar índices de violência no ambiente escolar, como também – e talvez principalmente – opera como ferramenta política de disciplinamento e alinhamento ideológico pró-militarização. O objetivo, consiste em deslindar os motivos que impulsionaram a adoção e manutenção do modelo de gestão de Escolas Cívico-Militares no AP e as intenções do GEA em manter a militarização educacional mesmoapós a sua revogação empreendida pelo Governo Federal. Quanto a metodologia, firma-se no Materialismo Histórico e Dialético/MHD, como base epistemológica, encadeando abordagem do tipo qualitativa-quantitativa. Por meio da pesquisa campo e Entrevistas Semiestruturadas, buscar-se-á testar a hipótese formulada nesta pesquisa. Os resultados preliminares indicam que a Gestão Militarizada contrasta com os princípios Democráticos que regem a educação, comprometendo a participação da comunidade escolar. A conclusão provisória sugere que a permanência desse modelo está relacionada a interesses políticos conservadores, em detrimento da Gestão Democrática e da Autonomia Educacional.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1170580 - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO
Externo ao Programa - 2028454 - MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS - nullPresidente - 1017221 - NORMA IRACEMA DE BARROS FERREIRA
Notícia cadastrada em: 20/03/2025 20:44
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