CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE LIDERANCAS EM TERRITORIOS DO CAMPO DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS: Narrativas de Egressos (as) na Escola Família Agrícola do Pacuí.
Movimentos Sociais, Pedagogia da Alternância, Egressos (as)
O presente trabalho de pesquisa propõe estudar a Pedagogia da Alternância aplicada por uma Escola Família Agrícola no estado do Amapá, junto aos egressos (as) que estão dentro dos Movimentos Sociais, tendo como problemática: de que forma a Pedagogia da Alternância aplicada pela Escola Família Agrícola do Pacuí – EFAP contribuiu na formação de lideranças de territórios do campo, das águas e das floretas? Como objetivo geral Compreender de que forma a Pedagogia da Alternância aplicada pela Escola Família Agrícola do Pacuí – EFAP contribuiu na formação de egressos (as) que se tornaram lideranças de territórios dos campos das águas e das florestas. Como objetivos específicos; a) Mapear os conceitos de Pedagogia da Alternância e movimentos sociais no contexto do campo das aguas e das florestas; b) Situar de que forma a Pedagogia da Alternância construiu os territórios formativos de protagonismo, ocupados pelos (as) egressos (as) da Escola Família Agrícola do Pacuí – EFAP; e c) analisar as contribuições da Pedagogia da Alternância percebidas pelos (as) egressos (as), sobre a sua formação para o fortalecimento dos territórios do campo das aguas e das florestas. A pesquisa é de abordagem qualitativa analítica descritiva, tendo como técnicas de coletas de dados a pesquisa de campo, como visita in lócus, observação e entrevista narrativas. Será utilizado como análise dos dados a analise temática para sistematizar as informações e dados da pesquisa.