O ENSINO DE ARTE EM PERSPECTIVA AMAZÔNICO-AMAPAENSE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁXIS DECOLONIAL
Decolonialidade. Colonialidade. Ensino de arte. Arte.
A presente Dissertação, em perspectiva decolonial, tem como tema decolonialidade e o ensino de Arte como práxis transformadora. A problemática deste estudo indaga: quais as contribuições da decolonialidade para a construção de uma práxis para alteridade, em perspectiva Amazônico-Amapaense, por meio do ensino de Arte na Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes? O questionamento ensejou o objetivo geral desta pesquisa: analisar as contribuições da decolonialidade para a construção de uma práxis para alteridade, em perspectiva amazônico-Amapaense, por meio do ensino da arte na escola estadual Antonio Cordeiro Pontes. Desdobram-se deste, os seguintes objetivos específicos:a explicitar a presença da colonialidade na Arte e no ensino de Arte; indicar possíveis contribuições da decolonialidade para o ensino de Arte a partir do contexto amazônico amapaense; e analisar a contribuição da decolonialidade para o ensino de Arte. A pesquisa deve fornecer base significativa para as discussões sobre colonialidade no ensino de arte e em perspectiva decolonial, pode contribuir para descolonizar práticas pedagógicas, posto que reforça a diversidade cultural, a compreensão mais rica e crítica da arte como veículo para expressão cultural, a resistência e a transformação social necessárias para estabelecer um alicerce quanto ao reconhecimento das particularidades da vida humana. As bases conceituais são orientadas por teóricos dos estudos decoloniais, tais como Mignolo, (2008; 2016; 2017), Dussel (1974;2012), Walsh (2009), Mota Neto (2016), Dias (2012, 2021), dentre outros que sustentam discussões sobre o pensamento e a pedagogia decolonial, sendo que nesta pesquisa, Enrique Dussel é a principal referência para o conceito alteridade. Quanto à metodologia pautou-se nas orientações da dialética e analética, a partir da abordagem qualitativa. Tenciona-se realizar pesquisa de campo, com técnicas da observação participativa, roda de diálogo e aulas expositivas.