SABERES E VIVÊNCIAS DOS EDUCADORES DE CLASSES MULTISSERIADAS DAS ÁGUAS, DA ROTA I DO MUNICÍPIO DE MAZAGÃO/AP
Educação do Campo, das águas e das florestas. Classes Multisseriadas. Prática Docente.
Na Amazônia a Educação do campo, das águas e das florestas no contexto das classes multisseriadas representa um desafio singular para os educadores que se deparam com turmas compostas por alunos de diferentes idades e séries, demandando uma prática docente adaptada e sensível às variadas necessidades de aprendizado. O presente estudo tem como objetivo analisar as representações sociais sobre a prática docente dos educadores das turmas multisseriadas da Rota I do Município de Mazagão/Ap. Participaram da pesquisa os docentes do território das águas que atuam em classes multisseriadas. A metodologia adotada é um estudo de caso do tipo múltiplo com abordagem quali-quantitativo e segue as seguintes etapas metodológicas:1) Levantamento bibliográfico, 2) Pesquisa documental, 3) Observação direta, 4) Aplicação de questionário socioeducativo, 5) Círculo de cultura – com a utilização de temas geradores e roda de conversa, 6) Análise e interpretação de dados a Teoria das Representações Sociais. Os resultados deste estudo ajudam a ampliar a compreensão sobre a prática educativa dos docentes que atuam em escolas com classes multisseriadas nas comunidades ribeirinhas de Mazagão. A partir dessa análise, busca-se também fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais alinhadas com as necessidades e especificidades dessas escolas.