ALUN ẼDJẼ-IELA LÃDÃ POS-GHADUASIÕ (ESTUDANTES INDÍGENA NA PÓS-GRADUAÇÃO): DESAFIOS E AVANÇOS NOS CURSOS STRICTO SENSU DA UNIFAP
Estudantes indígenas universitários; Pós-graduação; Acesso e permanência; UNIFAP; Políticas afirmativas.
A entrada de estudantes indígenas na pós-graduação das universidades brasileiras é um fato recente, mas que tem demonstrado crescimento nos últimos anos. Pode-se compreender que a educação em nível superior representa algo muito importante para os povos indígenas. Esta dissertação tem por objetivo investigar a presença de indígenas em cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), buscando investigar os desafios, os avanços, as políticas de ações afirmativas e experiências relacionadas à entrada e permanência de estudantes indígenas na pós-graduação desta universidade localizada na Amazônia brasileira. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise documental, entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes indígenas, além de relatos autobiográficos do autor. No decorrer da pesquisa pode-se perceber que os desafios de permanência para os estudantes indígenas são imensos, além de que, em muitos casos, não há política de ações afirmativas sequer para entrar em cursos de mestrado e doutorado dessa universidade.