Banca de DEFESA: CLAUDIO DE ALMEIDA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIO DE ALMEIDA SILVA
DATA : 13/03/2025
HORA: 15:30
LOCAL: Bloco K, Sala 01
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DOMICILIAR E CULTURA ESCOLAR as motivações das famílias homeschoolers em rejeitar a Escola



PALAVRAS-CHAVES:

Educação Domiciliar; Conservadorismo; Cultura Escolar; Homeschoolers; 



PÁGINAS: 146
RESUMO:

O objetivo desta Dissertação consiste em, após identificar, analisar as principais motivações que levam as famílias homeschoolers brasileiras a rejeita a Escola. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, teórica, epistemológica e metodologicamente ancorada no Materialismo Histórico Dialético. Partimos da hipótese de que, em sua manifestação atual, a Educação Domiciliar (ED) mantém características de épocas passadas, porém com motivações específicas do presente contexto sociocultural, atravessado pelo fenômeno da ascendência dos espectros ideológicos conservador e neoconservador. Como problema irradiador, perguntamos “quais as motivações das famílias brasileiras praticantes ou defensoras da ED no século XXI para rejeitar a Escola, quer seja pública ou privada, quer laica ou confessional?” Nossos principais interlocutores são: Marx; Engels (2007; 2013; 2016), Marx (1982; 2010), Engels (1984), Frigotto (2000), Gamboa (2003), Eagleton (2000), Apple (2003), Burke (1982), Scruton (2015; 2020), Oakeshott (2020); Santos (2021), Vasconcelos (2005; 2020; 2021) e Ribeiro (2020; 2021). Em linha com a pesquisa, categorias analíticas como “educação domiciliar”, “cultura escolar”, “socialização” e “conservadorismo” são as mais importantes. Os achados bibliográficos mostram que, no século XIX, a ED no Brasil teve forte influência de Portugal e inspiração católica romana, e era motivada principalmente por questão de status socioeconômico e pela ausência de um sistema oficial de ensino que atendesse à demanda do país. Em sua reemergência neste começo de século, no entanto, ela ocorre sob a influência dos EUA, e a inspiração religiosa mais presente é a cristã evangélica. Encontramos como evidências também que, embora seja um grupo heterogêneo, as famílias homeschoolers são, em regra, pertencentes às diversas frações das classes médias, biparentais e cristãs conservadoras. Suas principais motivações para rejeitar a Escola são 1) de caráter moral (com base na religião cristã e/ou no Criacionismo); 2) pedagógico (a Escola se tornou pedagogicamente “obsoleta”); 3) social (temem a “má socialização”); e 4) familiar (a defesa da família convencional cristã é uma missão divina – buscam a família “ideal”). A pesquisa não se ocupou de outros grupos que defendem a ED. Por exemplo, àqueles que por razões contrárias ao tipo de pedagogia praticadas nas unidades escolares preferem o unschooling - método de ensino informal que valoriza, nomeadamente, a liberdade e o ritmo da criança. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1170580 - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO
Interna - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externa à Instituição - MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS - UERJ
Notícia cadastrada em: 10/03/2025 09:29
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.server04