AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS INDÍGENAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO AMAPÁ: uma análise do Projeto Turé (2014-2018)
Educação Escolar Indígena. Formação de Professores/as Indígenas. Políticas Públicas. Interculturalidade. Projeto Turé.
O estudo tem como objetivo principal avaliar o Projeto de Formação de Professores/as Indígenas Turé como política pública, analisando suas contribuições práticas docentes e a implementação de uma educação bilíngue, intercultural e comunitária. A problemática central da pesquisa questiona: Como a formação oferecida pelo Projeto Turé impacta as práticas pedagógicas dos professores/as indígenas e contribui para a efetivação de uma educação bilíngue, intercultural e comunitária em suas comunidades? A partir disso, algumas questões norteadoras orientam a investigação: Como o projeto foi construído e implementado no contexto específico das aldeias? De que forma as formações estavam se concretizando na prática? De que maneira essas ações estavam contribuindo para uma educação intercultural que respeitasse, fortalecesse e promovesse as culturas indígenas? Para responder a essas questões, a pesquisa estabelece os seguintes objetivos específicos: (a) analisar o Projeto Pedagógico do curso de formação de professores/as indígenas Turé - subprograma Oiapoque, verificando a presença dos princípios da educação escolar indígena no currículo; (b) investigar as percepções dos professores/as indígenas formados/as pelo curso sobre como a formação contribuiu para suas práticas pedagógicas e para o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos/as; (c) verificar as contribuições do projeto nas práticas docentes e na efetivação da educação específica, diferenciada, bilíngue, intercultural e comunitária após a conclusão do curso. Para o arremate metodológico, adota-se uma abordagem qualitativa, ancorada no materialismo histórico-dialético. O percurso metodológico envolve a análise documental do projeto pedagógico, bem como entrevistas narrativas com professores/as indígenas formados/as pelo programa. Utilizando a técnica da análise de conteúdo, busca-se compreender como a formação docente impactou as práticas pedagógicas nas aldeias e se a proposta curricular do Projeto Turé atendeu às demandas educacionais e culturais das comunidades indígenas