Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO RICHARD PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIO RICHARD PEREIRA DA SILVA
DATA : 06/03/2025
HORA: 17:00
LOCAL: Bloco I, Sala 04
TÍTULO:

AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS INDÍGENAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO AMAPÁ: uma análise do Projeto Turé (2014-2018)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Escolar Indígena. Formação de Professores/as Indígenas. Políticas Públicas. Interculturalidade. Projeto Turé.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

O estudo tem como objetivo principal avaliar o Projeto de Formação de Professores/as Indígenas Turé como política pública, analisando suas contribuições práticas docentes e a implementação de uma educação bilíngue, intercultural e comunitária. A problemática central da pesquisa questiona: Como a formação oferecida pelo Projeto Turé impacta as práticas pedagógicas dos professores/as indígenas e contribui para a efetivação de uma educação bilíngue, intercultural e comunitária em suas comunidades? A partir disso, algumas questões norteadoras orientam a investigação: Como o projeto foi construído e implementado no contexto específico das aldeias? De que forma as formações estavam se concretizando na prática? De que maneira essas ações estavam contribuindo para uma educação intercultural que respeitasse, fortalecesse e promovesse as culturas indígenas? Para responder a essas questões, a pesquisa estabelece os seguintes objetivos específicos: (a) analisar o Projeto Pedagógico do curso de formação de professores/as indígenas Turé - subprograma Oiapoque, verificando a presença dos princípios da educação escolar indígena no currículo; (b) investigar as percepções dos professores/as indígenas formados/as pelo curso sobre como a formação contribuiu para suas práticas pedagógicas e para o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos/as; (c) verificar as contribuições do projeto nas práticas docentes e na efetivação da educação específica, diferenciada, bilíngue, intercultural e comunitária após a conclusão do curso. Para o arremate metodológico, adota-se uma abordagem qualitativa, ancorada no materialismo histórico-dialético. O percurso metodológico envolve a análise documental do projeto pedagógico, bem como entrevistas narrativas com professores/as indígenas formados/as pelo programa. Utilizando a técnica da análise de conteúdo, busca-se compreender como a formação docente impactou as práticas pedagógicas nas aldeias e se a proposta curricular do Projeto Turé atendeu às demandas educacionais e culturais das comunidades indígenas


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1734841 - CASSIA HACK
Interna - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Externa ao Programa - 1659117 - MEIRE ADRIANA DA SILVA - null
Notícia cadastrada em: 27/02/2025 08:20
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03