CUSTOS FAMILIARES COM O ENSINO SUPERIOR DE ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ (2021–2023)
Educação Superior. Financiamento da Educação Superior. Instituto Federal do Amapá. Custos Familiares.
A presente pesquisa aborda a temática de Financiamento da Educação Superior. Tem como objeto de estudo os custos familiares com educação superior de estudantes do Instituto Federal do Amapá (IFAP). O objetivo geral é analisar os custos enfrentados pelos estudantes do Instituto Federal do Amapá (IFAP) para a manutenção no ensino superior, considerando as implicações das políticas neoliberais no financiamento das instituições públicas de educação superior e os impactos desses custos no orçamento familiar dos estudantes. Como base teórico-metodológica, este estudo adota o Materialismo Histórico Dialético (MHD), considerando que os custos familiares relacionados à manutenção da educação superior não devem ser analisados de forma isolada, mas sim como parte integrante de um contexto social amplo, histórico e dialético. Reconhecemos que esses custos estão inseridos em um conjunto de relações sociais contraditórias, muitas vezes determinadas pelos interesses dos grupos hegemônicos. A pesquisa adota a abordagem quanti-qualitativa para uma compreensão mais abrangente e aprofundada do fenômeno em questão. O estudo tem como metodologia a aplicação de questionários aos estudantes regularmente matriculados e cursados o 6º semestre (ingressantes no ano de 2021) e 4º semestre (ingressantes no ano de 2022) dos cursos superiores presenciais de Licenciaturas e Bacharelados dos campi Macapá, Porto Grande e Laranjal do Jari, no período letivo 2023.2 (agosto a dezembro de 2023). Para subsidiar a análise dos dados, examinamos a Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFAP e seu efeito sobre o orçamento familiar, destacando como essa política auxilia na viabilização da continuidade dos estudantes na educação superior. Para a análise das informações contidas nos questionários, foi feito uso de plataforma, por meio do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), sendo entendido como software de análise estatística e de tratamento de dados, utilizado nas Ciências Sociais. Como resultado, evidenciamos que os custos enfrentados pelos estudantes do IFAP para manutenção na educação superior são influenciados pelas políticas neoliberais, que têm impactado a educação pública no Brasil. A redução da intervenção estatal e a crescente mercantilização da educação têm transferido para os estudantes e suas famílias a responsabilidade pelo financiamento de sua formação acadêmica, exacerbando as desigualdades socioeconômicas e dificultando a permanência de estudantes de classes populares. Esses custos elevam as dificuldades financeiras das famílias e resulta em uma sobrecarga financeira que compromete a permanência dos estudantes nas IES públicas, forçando muitos a buscar fontes alternativas de financiamento, como empréstimos, o que pode gerar endividamento. No que diz respeito à política de assistência estudantil, esta se apresenta de forma restrita e incapaz de atender integralmente às necessidades dos estudantes e suas famílias. Em um contexto neoliberal, essa política se mostra fragmentada, desarticulada e focalizada, o que dificulta sua efetividade e a abrangência das ações.