LAZER DE MULHERES PROFESSORAS DURANTE E PÓS-CICLO PANDÊMICO
Lazer; Professoras; Pandemia
Na primeira fase da pandemia, com o isolamento social, as pessoas precisaram se readaptar a uma nova realidade buscando alternativas de lazer dentro de seu ambiente domiciliar. Assim, as obrigações sociais, como o trabalho educacional realizado por professoras e as atividades de lazer, passaram a ser realizadas em um mesmo ambiente. Dessa forma, em uma disputa de tempo e espaço, o lar passou a ser visto como um ambiente de múltiplas dimensões sociais. Em razão disso, esta pesquisa parte do seguinte problema: de que forma o lazer vem sendo realizado por mulheres professoras de uma escola pública de Macapá durante e após o ciclo pandêmico da COVID-19? O objetivo geral é compreender as atividades de lazer que vêm sendo realizadas por mulheres professoras de uma escola pública de Macapá durante e após o ciclo pandêmico.Como metodologia, esta pesquisa conta com uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva. O local da pesquisa foi a Escola Estadual Mário Quirino da Silva, tendo como participantes 37 professoras. A coleta de dados foi feita em duas fases: a primeira contou com a aplicação de um questionário, com perguntas abertas e fechadas; a segunda fase foi realizada uma entrevista semiestruturada com um grupo composto de sete professoras, que foram escolhidas por meio de uma amostragem via acessibilidade ou conveniência. A análise de dados ocorreu por meio de análise de conteúdo. Vale ressaltar que, para as perguntas objetivas do questionário, foi feita uma análise estatística descritiva, a partir do programa de pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences – SPSS 20. Entre os principais resultados estão: a pandemia trouxe impactos significativos às atividades de lazer das professoras, principalmente os ligados ao lazer turístico, físico-esportivo, artístico e social. Porém, houve um aumento da vivência do lazer intelectual; as professoras passavam grande parte do seu tempo dedicada as atividades obrigatórias, o que ocasionou uma sobrecarga e limitou o tempo de lazer destas mulheres. Entre as estratégias utilizadas pelas professoras para a vivência das atividades de lazer, estão a organização do trabalho docente e das tarefas domesticas; elas declararam que a pandemia as fez dar mais importância as atividades de lazer atualmente. Assim, conclui-se que os resultados desta pesquisa nos abrem os olhos para discutir as vulnerabilidades provocadas por discursos velados patriarcais e segregadores, que naturalizam a sobrecarga das mulheres, impactando diretamente sua vida e seu tempo destinado as atividades de lazer. Isso nos alerta, pois mesmo com todas as conquistas feministas dentro da sociedade, as desigualdades de gênero persistem ao longo do tempo, daí a importância de dar visibilidade a essa temática perante a sociedade.