Banca de DEFESA: LETÍCIA DA SILVA CORRÊA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LETÍCIA DA SILVA CORRÊA DE SOUZA
DATA : 20/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: BLOCO K, SALA 1
TÍTULO:

A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AMAPAENSE E SUA RELAÇÃO COM A “QUALIDADE” DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTANA



PALAVRAS-CHAVES:

Políticas Educacionais. Sistemas de Avaliação. Qualidade da Educação.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

A pesquisa que se apresenta pelo título “A política de avaliação educacional amapaense e sua relação com a “qualidade” da educação no município de Santana”, tem por objetivo principal analisar a política de avaliação educacional amapaense e sua relação com a “qualidade” da educação no município de Santana. Trata-se da implementação e consolidação da política de avaliação implantada em todos os municípios do Estado do Amapá em 2019 para monitorar a aprendizagem dos alunos da educação básica, visando a qualidade da educação. O sistema que abrange todos os municípios amapaenses, incluindo Santana, aplica avaliações de Língua Portuguesa, Matemática e Fluência Leitora para alunos do segundo, quinto e nono anos do ensino fundamental. Este estudo considera as categorias da totalidade, historicidade e dialogicidade de forma que se compreenda a totalidade do objeto de estudo, inserido num contexto histórico e social e assim compreender o objeto na sua essência e fazer o percurso dialético, observando as contradições da política implementada e imposta pelo projeto hegemônico do capital. Metodologicamente esta pesquisa se caracteriza numa abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se através de entrevista a professores alfabetizadores da rede municipal de Santana e complementada pela observação na imersão no campo em estudo. Os principais resultados desta pesquisa nos mostram que as políticas públicas educacionais e de avaliação implementadas no Brasil e, no tocante, o município de Santana, seguem modelos padronizados defendidos pela lógica do capitalismo e neoliberalismo para garantir mão de obra para o mercado; que os organismos internacionais como Banco Mundial, OCDE, ONU, UNICEF, cumprem com seu papel de encaminhar essas políticas aos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento articulando seus ideais mercadológicos; que há um movimento no Brasil que gerencia as políticas educacionais e de avaliação impondo uma nova forma de governança para alcançar a qualidade da educação, desenvolvendo uma política privatista que dá início ao desmonte da escola pública; que o Estado do Amapá e município de Santana também seguem esse padrão de gerenciamento da educação, impondo aos professores a responsabilidade pelos resultados e a ineficácia do ensino; que as ações dos profissionais da educação são controladas, fiscalizadas para garantir o cumprimento da metodologia desse modelo empresarial da educação santanense; que as avaliações do SISPAEAP são consideradas reguladoras e controladoras do processo educativo e que seus resultados, por si só não representam a qualidade da educação, e está desconexa com a realidade dos alunos santanenses. Sendo a qualidade da educação caraterizada por uma formação crítica, humanizada e para mundo, considerando os aspectos socioeconômicos e culturais da Amazônia santanense.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADRIANA MACHADO PENNA - UFF
Interna - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Presidente - 1734841 - CASSIA HACK
Notícia cadastrada em: 17/02/2025 12:06
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