AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EJA/ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES NAS MATRIZES CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO AMAPÁ (2000-2024)
Políticas Curriculares; Diretrizes Nacionais; Educação de Jovens e Adultos.
A pesquisa analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos (DCN/EJA), e suas implicações nas matrizes curriculares da EJA/Ensino Médio no Estado do Amapá, no período de 2000 a 2024. Discute a operacionalidade das diretrizes, em articulação com as políticas públicas para a educação dos jovens adultos trabalhadores. O objetivo é responder à questão central da pesquisa: Quais orientações e tendências estiveram presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA e suas implicações na organização das matrizes curriculares da EJA/Ensino Médio no Estado do Amapá de 2000 a 2024? O objetivo geral da pesquisa é perquirir as orientações e tendências presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA no Estado do Amapá no período de 2000 a 2024, identificando as implicações na organização das matrizes curriculares da EJA/Ensino Médio da rede Estadual de Ensino. Tendo os seguintes objetivos específicos: 1⁰) Contextualizar ocenário político-histórico e educacional dos aspectos orientadores da Educação de Jovens e Adultos/EJA como modalidade de ensino no Brasil; 2⁰) Mapear o panorama das Diretrizes Curriculares Nacionais e direcionamentos na EJA no Brasil e no Estado do Amapá de 2000 a 2024; 3⁰) Analisar as implicações nas matrizes curriculares da EJA/Ensino Médio, com a aplicação das orientações e tendências das Diretrizes Curriculares Nacionais na rede Estadual entre 2000 e 2024. Os estudos e a pesquisa situam-se no campo das políticas públicas do Programa de Pós-graduação em Educação PPGED/UNIFAP. A pesquisa tem por referencial e aporte teórico voltados para o tema das políticas e diretrizes curriculares nacionais e EJA, em autores como: Arroyo (2006); Catelli Jr (2019); Costa e Machado (2017); Di Pierro (2009, 2010); Frigotto (1995, 1999, 2002, 2011, 2022); Haddad (2007); Laval (2019); Lopes e Macedo (2011); Marx (2008); Minayo (2008); Paiva (2006, 2009a, 2009b), Saviani (2013, 2018) A investigação traz uma perspectiva crítica, com respaldo no método do Materialismo Histórico Dialético (MHD), utilizando a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e de campo, tendo como instrumento de coleta de dados os documentos e entrevistas semiestruturadas. Como técnica de análise dos dados obtidos, a Análise do Conteúdo, nos instrumentos selecionados, como: Pareceres e Resoluções das DCN aprovadas da EJA no período supracitado, coletados nos portais oficiais em Educação no País (portal Normativas e MEC); em âmbito Estadual, na Secretaria Estadual de Educação (SEED) e no Conselho Estadual de Educação (CEE), bem como nas entrevistas dos participantes em locus (SEED e CEE).