Banca de DEFESA: SOLANGE DOS SANTOS CONCEIÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SOLANGE DOS SANTOS CONCEIÇÃO
DATA : 28/02/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Bloco H, Sala 02
TÍTULO:

EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: A NEGAÇÃO DO ENSINO MÉDIO E SEU IMPACTO NO PROJETO DE VIDA DA JUVENTUDE DA COMUNIDADE TAPEREIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação no/do Campo. Juventudes. Projeto de Vida.



PÁGINAS: 183
RESUMO:

Na Amazônia vitoriense, as (os) jovens do campo, das águas e das florestas por meio de seus relatos mostram sua história de vida, de resistência, de pertencimento do lugar, assim, nossos estudos buscaram investigar suas realidades, pela análise das categorias Educação no/do Campo, Juventudes e Projeto de vida, a partir de autores como Roseli Caldart, Mônica Molina, Miguel Arroyo, Geraldo Leão, Maria Antunes-Rocha, Helena Abramo, Degiane Farias, Ivany Nascimento, Sicleide Queiroz, Maurício Tavares. Dessa forma, partimos do seguinte questionamento: como a negação do Ensino Médio impacta no projeto de vida da juventude da comunidade Tapereira? Que se desdobrou no objetivo geral que é compreender de que forma a negação do Ensino Médio impacta no projeto de vida da juventude da comunidade Tapereira, bem como, seus objetivos específicos que são discutir sobre os conceitos Educação no/do campo, Juventudes e Projeto de vida; identificar o perfil social, educacional e econômico das (dos) jovens da comunidade Tapereira; averiguar os deslocamentos das (dos) jovens para acessar o Ensino Médio; e entender de que forma a negação do Ensino Médio impacta no projeto de vida da juventude da comunidade Tapereira. A metodologia de pesquisa trouxe uma abordagem qualitativa que contribuiu com a compreensão clara dos fenômenos estudados, a pesquisa descritiva possibilitou observar, registrar e analisar os dados, as técnicas e instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevista semiestruturada, a análise e interpretação dos dados foram realizadas por meio da Análise Temática (AT). O locús da pesquisa foi a comunidade Tapereira, localizada na Reserva Extrativista do Rio Cajari (RESEX/CA), no município de Vitória do Jari/AP. Os sujeitos da pesquisa foram jovens extrativistas. A pesquisa tem relevância social devido ao esforço de estudar a realidade da educação de jovens do campo, quanto o acesso ao Ensino Médio, seus projetos de vida. Nesse sentido, consideramos que a juventude da comunidade Tapereira vem tendo seus projetos de vida impactados pela negação do acesso do Ensino Médio, observamos que são muitos jovens que não conseguiram acessá-lo, e aqueles que conseguiram relataram quanto foi difícil de se manter na cidade, assim como, que é essencial haver o ensino na comunidade ou na região do Médio Cajari, sendo um acesso intracampo.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO - UFPA
Interna - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Presidente - 2104123 - DEBORA MATE MENDES
Notícia cadastrada em: 16/02/2025 11:30
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