Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR COLARES PENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IGOR COLARES PENA
DATA : 26/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: BLOCO I, SALA 4
TÍTULO:

TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: VIVÊNCIAS NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES NO ENSINO DE QUÍMICA NA PÓS-PANDEMIA DE COVID-19 EM MACAPÁ/AP



PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Ensino de Química. Prática docente. Pós-pandemia de COVID-19.



PÁGINAS: 94
RESUMO:

A pandemia da COVID-19 acarretou uma série de desafios e transformações que afetaram a sociedade em diversos campos, em especial, o educacional. Nesse quesito, destaca-se o componente curricular de Química, uma ciência experimental e em muitos casos abstrata que, devido a paralisação das aulas presenciais, foi afetado no ensino pela impossibilidade do acesso a laboratórios e práticas em grupo que favorecessem a aprendizagem dos alunos, sendo ministrada totalmente de forma remota. A utilização obrigatória e repentina de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante o Ensino Remoto Emergencial, como alternativa de práticas para suprir a necessidade da continuidade do ensino, encetou diversos questionamentos em relação a: infraestrutura, formação docente, desigualdade digital, dentre outros. Atualmente, vivemos em um período pós-pandêmico, e não se sabe se essas questões foram superadas, além do surgimento de outros questionamentos relacionados a: continuidade das práticas de ensino a partir do uso de TDIC, desafios para inclusão, resistência à mudança e aplicabilidade do uso de TDIC nos componentes curriculares de forma específica. Diante do exposto, definiu-se o problema da pesquisa a ser realizada: Na pós-pandemia de COVID-19, como os professores do ensino de Química vivenciam o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em suas práticas, em Macapá/Ap? Nesse prisma, o objetivo geral da pesquisa é: analisar as práticas de docentes do ensino de Química vivenciadas, na pós-pandemia de COVID-19, em Macapá/Ap, com foco no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). E como objetivos específicos, foram delineados os seguintes: a) Descrever o contexto educacional no cenário pandêmico e pós-pandêmico, com foco nas práticas docentes; b) Discutir sobre a aplicação dos recursos de TDIC utilizados na educação, bem como entraves e desafios enfrentados, além das possibilidades como diferencial no processo de ensino; c) Verificar nas vivências dos professores do ensino de Química, em suas práticas, como ocorre o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na pós-pandemia de COVID-19. Em relação aos aspectos metodológicos, o embasamento será a partir do método Hermenêutico-Dialético (Stein, 1983; Minayo, 1996), a pesquisa será de natureza qualitativa (Flick, 2009) e o tipo será o estudo de caso (Yin, 2015). A coleta de dados ocorrerá mediante a realização de questionário semiestruturado (Gil, 2002) com cinco professores de Química, sendo os lócus de pesquisa a Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café e a Escola Estadual Mário Quirino da Silva, a qual a análise dos dados será efetuada com o suporte de Análise Temática (Braun e Clark, 2006). Sendo assim, a pesquisa será relevante no aspecto social, por evidenciar a exposição de barreiras estruturais no acesso aos recursos tecnológicos presentes na sociedade; no educacional, por revelar como o uso de TDIC pode auxiliar em ações pedagógicas; e no político, poderá subsidiar a necessidade de formulação de políticas públicas para provimento de tecnologias digitais na educação.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Presidente - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Externa ao Programa - 397.244.172-04 - MARIA DA CONCEICAO DA SILVA CORDEIRO
Notícia cadastrada em: 12/02/2025 09:28
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