DO IMAGINÁRIO A REALIDADE: análise das representações sociais de estereótipos culturais e de preconceitos nos contos de fadas na formação de crianças da Amazônia amapaense.
criança Amazônida, práticas pedagógicas, estereótipos, preconceitos, conto de fadas.
O trabalho discute sobre as práticas pedagógicas educacionais do conteúdo que se destina a literatura infantil, tendo em questão o gênero literário dos contos de fadas, sua simbologia que trazem nas suas narrativas ideologias europeias burguesa, com traços marcantes de paradigmas sociais, religiosos, dentre outros, bem como os estereótipos culturais e preconceitos. Está em consonância com a linha do programa: Educação, culturas e diversidades e busca responder à questão: Quais as Representações Sociais abordadas nos contos de fadas na formação de crianças da Amazônia amapaense, trabalhados em práticas pedagógicas escolares, com foco nos paradigmas de estereótipos culturais e preconceitos? Para responder à questão que norteia o trabalho, busca-se como objetivo geral analisar os contos de fadas no uso das representações sociais, nas práticas pedagógicas escolares, na formação das crianças em relação aos paradigmas de estereótipos culturais e preconceitos, na Amazônia Amapaense. Para isso, nos objetivos específicos procura-se discutir a epistemologia dos conto de fadas na representação social como influencia na cultura infantil, logo, entender a representação social da simbologia dos conto de fadas e sua influência na formação da criança da Amazônia Amapaense; compreender nas práticas pedagógicas como os conto de fadas influenciam na construção ou desconstrução de paradigmas e estereótipos culturais de preconceitos; identificar evidências materiais que expresse o pensamento reflexivo e crítico da criança da Amazônia Amapaense na construção ou desconstrução de paradigmas, estereótipo e preconceito cultural. A metodologia se respalda na abordagem dentro dos paradigmas qualitativos, utilizando o método hermenêutico, pois possibilita o estudo dentro dos fenômenos sociais e deste modo a interpretação se torna possível, como aporte para ir em busca de resultados se fundamenta no estudo de caso, este possibilita o contato com o objeto da pesquisa que são crianças do 5º ano do fundamental (Anos iniciais) da Escola Municipal Josafá Aires da Costa, localizada no bairro do Infraero I – Macapá-AP. Para a coletar os dados, o estudo de caso possibilita, o aporte de técnicas como a entrevista semiestruturada e a roda de conversas. Para a interpretação dos dados se usará a análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). No embasamento teórico, o projeto busca se ancorar em autores primários como Moscovici (1978), Freire (1976), Piaget (1969) dentre outros que elaboraram conceitos e teorias que servem de contribuição para o trabalho em questão. A intenção da investigação é buscar resultados sobre as práticas pedagógicas relacionadas a literatura infantil direcionada em especial ao gênero literário dos contos de fadas, a saber, se as práticas na contação de histórias e leitura é uma prática de mero entretenimento ou se existe um trabalho que desenvolva nas crianças um senso analítico e crítico, que contribua com o reforço sobre questões de identidade e pertencimento do seu lugar, bem como se as práticas pedagógicas estão contribuindo para a construção ou desconstrução de paradigmas de estereótipos cultural e preconceitos na Amazonia amapaense, um lugar rico de cultura e diversidade.