INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS (AS): ANÁLISE DA COMPRESSÃO DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Interculturalidade; Pedagogia; Formação de professores.
A presente discussão baseia-se na perspectiva da interculturalidade crítica, entendida como um referencial teórico e metodológico para refletir sobre as concepções e práticas culturais inseridas na formação inicial dos pedagogos(as) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Diante disso, a pesquisa parte da seguinte questão: Qual é a compreensão dos discentes concluintes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) acerca da interculturalidade na formação inicial do pedagogo(a)? O objetivo geral é analisar a compreensão dos discentes de Pedagogia sobre a presença da interculturalidade na formação inicial dos pedagogos(as) na UNIFAP, campus Marco Zero. Os objetivos específicos da pesquisa são: 1) Discutir os conceitos e perspectivas da interculturalidade e da educação intercultural na formação inicial do pedagogo(a) na Amazônia Amapaense, contextualizando o histórico e o panorama político do surgimento da discussão intercultural e sua relação com a construção de uma sociedade plural; 2) Verificar a presença de conhecimentos relacionados à discussão intercultural no currículo e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da UNIFAP; 3) Compreender em que medida os acadêmicos concluintes de Pedagogia da UNIFAP tiveram acesso a debates e reflexões sobre o currículo intercultural na formação inicial do pedagogo(a). A metodologia adotada será qualitativa, com abordagem de estudo de caso. O lócus de pesquisa será o curso de Pedagogia da UNIFAP, campus Marco Zero. Os participantes serão os alunos concluintes do curso. Para a coleta de dados, será aplicado um questionário semiestruturado, com o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos participantes e sua relação com o curso de Pedagogia. Além disso, a principal técnica de coleta será a realização de um grupo focal, com aproximadamente 8 a 12 pessoas, com o intuito de compreender em que medida a interculturalidade esteve presente na trajetória desses discentes. A análise de dados será realizada por meio da análise de conteúdo, conforme Bardin. Com os resultados desta pesquisa, será possível estabelecer um diálogo com o ensino superior voltado para a formação de professores para e na diversidade, buscando uma discussão crítica sobre a interculturalidade, não apenas como uma bandeira de valorização da diversidade, mas como uma ferramenta verdadeiramente emancipatória e política.