EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM INTERFACE COM QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NO CONTEXTO CULTURAL DA ILHA DE SANTANA/AP: ANÁLISE DAS AÇÕES EDUCATIVAS NA ESCOLA OSVALDINA FERREIRA DA SILVA
Questões socioambientais. Ações educativas. Educação Ambiental. Escola rural ribeirinha.
As questões socioambientais têm sido largamente discutidas, mundialmente, em diversas dimensões. A opção de pesquisa pela Ilha de Santana ocorreu por ser uma comunidade ribeirinha, rica em biodiversidade de valor sociocultural, pelo modo de vida estar estreitamente ligado à natureza e de tudo que ela oferece para a sobrevivência da população local. Porém, em contraste, não está isenta de lixo e esgoto a céu aberto, despejo de combustível no rio, dentre outros. A Ilha de Santana situa-se no estado do Amapá, que é considerado o mais preservado do Brasil, a despeito das incursões capitalistas perversas que muito contribuem para a existência das questões socioambientais locais. Em consideração às referidas questões e que o locus da pesquisa, é uma escola rural instalada no contexto de uma comunidade ribeirinha, delineou-se o seguinte problema: quais as ações educativas realizadas na Escola Osvaldina Ferreira da Silva que demonstram interfaces da Educação Ambiental com as questões socioambientais no contexto cultural da Ilha de Santana/AP?, definiu-se como objetivo geral analisar as ações educativas realizadas na Escola Osvaldina Ferreira da Silva que demonstram interfaces da Educação Ambiental, com foco nas questões socioambientais no contexto cultural da Ilha de Santana/AP. Por conseguinte, definiu-se como objetivos específicos: caracterizar o contexto da Ilha de Santana, evidenciando questões socioambientais locais; discutir a educação ambiental referente à origem, conceito, abordagens, além da relação com a educação e ações educativas escolares; e identificar as ações educativas desenvolvidas pela escola Osvaldina Ferreira da Silva, no contexto cultural da Ilha de Santana, que demonstram interface com a Educação Ambiental, bem como, a vinculação com questões socioambientais locais. O percurso metodológico será ancorado no método hermenêutico-dialético (Minayo, 2008), por meio de uma abordagem qualitativa (Gamboa, 2003), do tipo estudo de caso (Yin, 2015). A organização e análise dos dados terão o suporte de pressupostos da Análise Temática (Braun e Clarke, 2006). Os instrumentos para geração de dados são a entrevista semiestruturada (Bauer e Gaskell, 2008) realizada com nove (9) professores(as) que lecionam nas turmas de ensino fundamental anos finais (6° ao 9° ano) e da observação participante (Mazzotti, 2002 e Chizzotti, 2000) no lócus da pesquisa e no contexto da Ilha de Santana. O embasamento teórico se fundamenta nos principais autores como Reigota (2012), Loureiro e Torres (2014) e Layrargues (2014), Layrargues e Lima (2014), Pelicioni e Philippi Jr. (2005) na abordagem da Educação Ambiental Crítica. A relevância da pesquisa está no aspecto ambiental, pois poderá contribuir para evidenciar as questões socioambientais existentes no contexto da Ilha de Santana e de como reverberam nas ações da escola em associação entre a relação humana com o meio ambiente. No aspecto educacional, por fomentar a discussão acerca da importância da Educação Ambiental que vincula o educando com a comunidade numa ação educativa permanente. Quanto a esfera acadêmica, a significância poderá se desdobrar em outras pesquisas com o propósito de incentivar intervenções para modificações em realidades similares ao contexto da pesquisa.