COLONIALIDADE DE GÊNERO NO ENSINO DE MÚSICA NA CIDADE DE MACAPÁ-AP
Gênero; Colonialidade de Gênero; Música; Educação Musical.
Este trabalho investiga como a colonialidade de gênero se manifesta na trajetória profissional de professoras de música na cidade de Macapá-AP. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e que, utilizando a pesquisa bibliográfica, pretende discutir a presença ou invisibilização da contribuição de mulheres ao pensamento pedagógico-musical; Ademais, lançando mão de entrevistas semiestruturadas, investigará como a colonialidade de gênero (Lugones, 2020) e o patriarcado musical (Green, 2001) interpelam as carreiras de docentes-musicistas em nosso estado. Até o presente momento, o trabalho debate como o gênero, enquanto construção social, estabelece hierarquias sociais que subalternizam e inferiorizam as mulheres (Scott, 1990; Butler, 2003). Estas assimetrias alcançam o campo da produção musical e seu ensino, condicionando os papéis sociais que são atribuídos às mulheres (Muller, 2021).