ESTRANHAMENTOS CULTURAIS E RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE SOBRE (INTER) RELAÇÕES EM UMA SALA DE AULA MULTIÉTNICA
Estudantes indígenas, Interculturalidade, Cultura, Cultura escolar.
Este trabalho busca analisar as relações que se estabelecem no interior de uma turma multiétnica em uma escola pública na cidade de Macapá. A referida instituição conta em seu corpo discente com a presença expressiva de estudantes indígenas migrantes o que dinamiza as relações culturais e abre caminhos para processos educativos interculturais. Nesse sentido realizaremos uma pesquisa ação (Thiollet, 1986) objetivando analisar como se manifestam as (inter) relações culturais a partir da análise da Interculturalidade (Walsh, 2009; Candau, 2012; 2019) entre jovens e adultos não-indígenas e indígenas estudantes da EJA em contextos de escolas urbanas. A investigação também conta com o aporte etnográfico (Geertz, 2008; Lüdke e André, 2022; André, 2005) e abordagem qualitativa. Até o presente momento o debate teórico indica que a escola tem muita dificuldade para dialogar com o universo cultural dos estudantes indígenas o que compromete o trabalho pedagógico realizado (Resende, 2023; Morais, 2020; Serpa e Grando, 2019; Serpa, 2017).