Banca de DEFESA: EDILEA MORAIS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILEA MORAIS DE OLIVEIRA
DATA : 20/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Bloco H, Sala 01
TÍTULO:

EDUCAÇÃO RIBEIRINHA AMAZÔNICA E ESCOLARIZAÇÃO: abordagem sobre os saberes locais nas práticas pedagógicas em uma escola na Ilha de Santana-Ap


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ribeirinha amazônica. Práticas pedagógicas. Escolarização. Saberes locais. Comunidade ribeirinha.




PÁGINAS: 139
RESUMO:

O tema envolve os saberes locais e escolarização em uma comunidade ribeirinha, amazônica, denominada de Ilha de Santana/AP. A Amazônia possui uma grande diversidade de grupos de  populações tradicionais, constituída a partir dos vários processos de colonização e miscigenação, que resultaram na herança de diferentes manifestações socioculturais expressas pelo homem amazônico na vida cotidiana. A ilha de Santana é reconhecida como rural, pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, cuja escolarização deveconsiderar essa especificidade. A escolarização rural está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) n° 9.394/1996, e, de acordo com essa política educacional, deverá haver sintonia entre os saberes locais e os conteúdos previstos no currículo oficial. A Ilha de Santana, situada à margem do rio Matapí, é parte do município de Santana no estado do Amapá e foi o ambiente da pesquisa. Caracteriza-se como área rural e tem a especificidade de estar situada em área ribeirinha, muito comum na Região Amazônica. Na referida Ilha, há quatro escolas, incluindo a que será locus da pesquisa.  O disposto no art. 28 da LDB e as características da Ilha de Santana como área rural e ribeirinha, que tem saberes locais e intergeracionais que precisam ser preservados, suscitaram o seguinte problema de pesquisa: Como os saberes locais ribeirinhos amazônicos, são abordados nas práticas pedagógicas de docentes, no processo de escolarização na Ilha de Santana/AP? Nesse sentido, o objetivo geral foi analisar como os saberes locais ribeirinhos amazônicos são abordados nas práticas pedagógicas de docentes, no processo de escolarização na Ilha de Santana/AP. Os objetivos específicos são: a) Identificar os saberes locais ribeirinhos amazônicos, constituídos no contexto sociocultural da comunidade da Ilha de Santana/AP, que são marcadores da vivência local;  b) Averiguar os conteúdos curriculares aplicados nas práticas pedagógicas dos docentes do Ensino Fundamental II;  c) Comparar os conteúdos aplicados nas práticas pedagógicas dos docentes com os saberes locais. No percurso metodológico, optou-se por utilizar o método Hermenêutico (Gadamer, 2002), sendo a abordagem de cunho qualitativo (Minayo, 1993), o estudo de caso (Yin, 2005) como tipo da pesquisa. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas (Manzini, 2004), a observação participante (Laville; Dionne, 1999), depoimentos (Gatti, 2010) e registros fotográficos (Bogdan; Biklen, 1994). O locus da pesquisa foi a Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva. Os participantes da pesquisa foram  10 docentes, que realizam suas atividades pedagógicas no Ensino Fundamental II e que atuam há mais de oito anos na escola. Os dados foram organizados e analisados com o suporte de técnicas da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Dentre os principais resultados a pesquisa revelou que os docentes procuram trabalhar os conteúdos curriculares explorando os saberes locais; evidenciou que os docentes são conscientes da importância de se integrar em suas práticas pedagógicas os conteúdos associados a realidade de seus alunos, mas ainda esbarram em alguns desafios, como  a carência de recursos financeiros, a falta de participação e incentivo dos pais e a falta de formação para atuar com a realidade local, nas comunidades ribeirinhas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2270396 - ALBERT ALAN DE SOUSA CORDEIRO
Presidente - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Externo ao Programa - 1172403 - JOSE ALBERTO TOSTES - null
Notícia cadastrada em: 05/02/2025 16:33
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