Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA SILVA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULA SILVA BRITO
DATA : 09/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Bloco I, Sala 04
TÍTULO:

HISTÓRIAS INFANTIS NA ESCOLA: UM CONTO ETNOGRÁFICO DE PEQUENOS AVENTUREIROS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Histórias Infantis; Ludicidade; Aprendizagem Participativa; Prática pedagógica.



PÁGINAS: 127
RESUMO:

Diante do histórico instrumental adultocêntrico das histórias infantis na escola, a presente pesquisa evidencia as culturas amazônidas urbanas do Amapá, investigando como ocorre o diálogo cultural entre as crianças, sua professora e as diferentes histórias no contexto escolar. Nesse processo, destaca-se as histórias infantis como artefatos culturais lúdicos, e não mais como instrumentos moralizantes, valorizando as interações e práticas pedagógicas locais e, a partir desses diálogos, como constroem seus próprios pressupostos para o desenvolvimento cultural. Assim, com o intuito de compreender a partir da perspectiva dos próprios protagonistas que constroem os cenários de brincar com histórias dentro de uma escola urbana da Amazônia amapaense, este estudo desdobra-se da inquietação: de que forma as histórias infantis são utilizadas na escola para o envolvimento das crianças na aprendizagem lúdica mediada pelo brincar? Nisto, tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas lúdicas que utilizam as histórias infantis em aprendizagens participativas. Por conseguinte, florescem como objetivos específicos: descrever a epistemologia metodológica no uso das histórias infantis para a aprendizagem lúdica das crianças no contexto cultural e participativo; averiguar a compreensão da professora sobre as contribuições das histórias infantis para o envolvimento da criança na dinâmica de ensino-aprendizagem lúdica e; identificar as práticas pedagógicas que se apoiem em histórias infantis, no sentido de entender como são utilizadas para envolver a criança em aprendizagens lúdicas. Configura-se assim, em um apanhado de contos registrados via observação participante sob o desenho da pesquisa do tipo etnográfico (André, 2008), das aventuras no mundo das histórias infantis de uma turma de crianças e sua professora do 3º ano escolar do ensino fundamental Anos iniciais dentro do ambiente escolar centro-urbano amapaense. Levanta como aporte teórico três seções iniciais que discutem a criança, a ludicidade, o processo de aprendizagem aliado ao mundo literário discutido por autores como Ariès (1986), Brougère (1998, 2022), Brito (2022, 2013), Vigotski (1991, 1994, 2001, 2003, 2006, 2009), Zilberman (2005, 2012). As possíveis contribuições direcionam-se para a coletânea de contos das experiências de práticas pedagógicas e pessoais que alicerçam a proximidade da professora com a literatura, as quais lapidam o fazer pedagógico localizado no cotidiano cultural da respectiva mestre da sala, além de considerar o papel representado pelas próprias crianças na construção deste conto, no qual são protagonistas, o que deve somar-se em uma colaboração aos estudos que debruçam-se sobre as histórias infantis e o contexto educativo no particular locus da Amazônia amapaense urbana.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ZILDA GLÁUCIA ELIAS FRANCO - UFAM
Presidente - ***.758.182-** - ANGELA DO CEU UBAIARA BRITO - UEAP
Interna - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Notícia cadastrada em: 17/12/2024 13:47
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03