Banca de DEFESA: ELOANY DOS SANTOS HOMOBONO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELOANY DOS SANTOS HOMOBONO
DATA : 06/12/2024
HORA: 14:30
LOCAL: BLOCO K, SALA 1
TÍTULO:

MATRICULOU, INCLUIU?: análise das políticas de acesso, permanência e inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio da Rede Estadual de Macapá-Amapá



PALAVRAS-CHAVES:

Políticas Educacionais. Educação Especial. Acesso e permanência. Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva.



PÁGINAS: 127
RESUMO:

A pesquisa desenvolvida faz parte dos estudos realizados na Universidade Federal do Amapá, sendo pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Políticas Educacionais. Portanto, seu objeto de estudo se constitui nas Políticas Educacionais no âmbito da Educação Especial em defesa da Educação Inclusiva, com o recorte para o Transtorno do Espectro Autista. Por ter como fundamento teórico-metodológico o Materialismo Histórico-Dialético, a discussão envolve temas que cristalizam o processo de formulação e implementação das políticas educacionais direcionadas para o público-alvo da Educação Especial como campo de disputa em que o conflito de interesses é marcado pela luta de classes, privatização e sucateamento da Educação. Assim, compreender como são formuladas e implementadas as políticas de acesso e permanência de alunos com TEA caracteriza o principal debate dessa pesquisa, tendo como objetivo geral a análise das categorias acesso e permanência nas políticas educacionais e como estas favorecem a inclusão de estudantes com TEA em uma escola de Ensino Médio na cidade de Macapá; e como objetivos específicos: a) identificar a abordagem das categorias acesso e permanência nos documentos sobre a Educação Especial; b) explicar de que forma o acesso e permanência contribuem para a inclusão de estudantes com TEA no ambiente escolar e; c) entender como acontece a inclusão de estudantes com TEA no contexto do ensino médio da Rede Estadual de Macapá, levando em consideração as perspectivas dos próprios alunos com TEA. Para tanto, a técnica para coleta de dados se utiliza da entrevista semiestruturada com alunos autistas regularmente matriculados na Rede Estadual, além da análise de documentos que tratam da Educação Especial na perspectiva inclusiva. As entrevistas serão posteriormente transcritas e passarão por tratamento e análise a partir das categorias do MHD: totalidade, mediação, contradição e historicidade; bem como os documentos oficiais, a partir da Análise Documental (Shiroma; Campos; Evangelista, 2004; Evangelista, 2012) e a Abordagem do Ciclo de Políticas (Bowe; Ball; Gold, 1992; Mainardes, 2006; 2018). Sendo assim, as principais reflexões mostram que as políticas educacionais em curso, sobretudo na Educação Especial, constituem campo de disputa em que se destacam os organismos internacionais que pautam os conteúdos dos documentos. Assim, o discurso da inclusão é capturado pela lógica neoliberal e não combate a conjuntura imposta. Todavia, acredita-se que se as pesquisas no campo da política educacional usarem de seu espaço para que os atores dessas políticas possam se expressar acerca das decisões que impactam suas vidas, quiçá a mudança dessa estrutura desigual imposta na educação brasileira comece a mudar.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1734841 - CASSIA HACK
Interna - 1509103 - HELENA CRISTINA GUIMARAES QUEIROZ SIMOES
Externa ao Programa - 2269790 - MARIA DO CARMO LOBATO DA SILVA - null
Notícia cadastrada em: 28/11/2024 12:15
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