VIOLÊNCIA SEXUAL NA INFÂNCIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ-AP
Violência Sexual. Infância. Prática pedagógica. Proteção. Formação.
O presente estudo encontra-se no campo de discussões das práticas pedagógicas na perspectiva da Educação intercultural e emancipatória para formação educativa e preventiva da violência sexual contra as crianças. O trabalho é desenvolvido na linha de pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UNIFAP). A questão norteadora busca investigar de que forma a professora desenvolve as práticas pedagógicas acerca da violência sexual com as crianças, no sentido de trabalhar conceitos, formação, informação e ações de proteção resguardando os seus direitos na infância? Assim, objetiva-se compreender o desenvolvimento de práticas pedagógicas com o foco da violência sexual na infância, no sentido do trabalho para apreender os conceitos, formação, informação e ações de proteção no cumprimento dos direitos das crianças. Tem com objetivos específicos: descrever a epistemologia da prática intercultural e emancipatória que aborda a discussão da sexualidade e violência sexual na perspectiva da infância; caracterizar as estratégias de ensino utilizadas pela professora em relação ao trabalho sobre violência sexual na infância e averiguar como as práticas pedagógicas discutem sobre a proteção dos direitos da criança, entre eles o direito ao respeito e dignidade. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, de acordo com Denzin e Lincon (2006), Minayo (2001), sendo um estudo de caso fundamentado em Yin (2001), por se tratar de uma investigação profunda e sistemática de uma instância específica. Os instrumentos de coleta de dados alicerçam nas 3 (três) fontes de evidências propostas por Yin (2001) sendo: A documentação, artefatos físicos e observação direta. O locus de pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Roraima. Os participantes envolveram a professora de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental e 23 alunos. O tratamento dos dados foi realizado por meio da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2016), respeitando-se os devidos princípios éticos da pesquisa. Os resultados estão divididos em duas subseções baseadas nas categorias de análise, as quais compreenderam 12 excertos de práticas pedagógicas utilizadas pela docente com as crianças. Os resultados do trabalho indicam que a professora desenvolveu práticas pedagógicas lúdicas e intencionais, fundamentadas em uma educação sexual que visa a compreensão de conceitos, formação, informação e ações de proteção para garantir os direitos das crianças, especialmente, no que diz respeito à violência sexual na infância. Percebeu-se que as atividades foram organizadas afim de incentivar a interação das crianças no processo de aprendizagem, com rodas de conversa, contações de histórias, jogos e dinâmicas lúdicas, que refletiu o cuidado ao abordar o tema, respeitando a idade das crianças da turma. Assim, espera-se contribuir na formação de crianças e adultos acerca da temática da violência sexual, apresentando estratégias de autoproteção, de forma mais lúdica, interessante e adequada à infância.