Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICIUS SARGES MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINICIUS SARGES MARQUES
DATA : 21/06/2025
HORA: 18:30
LOCAL: online
TÍTULO:

O Estudo da Cosmovisão Bailiquiense por Meio de Narrativas Orais: As faces de um povo ribeirinho habitante da foz do rio Amazonas.


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia, Bailique, Cosmovisão, Oralidade, Ribeirinhos


PÁGINAS: 91
RESUMO:

O trabalho analisa o distrito de Bailique, no Amapá, destacando sua importância histórica e cultural pouco reconhecida. A região é marcada por intensa miscigenação e fusão de saberes, formando uma identidade ribeirinha bailiquiense. A pesquisa centra-se no século XX, quando ocorreram os maiores fluxos migratórios e formação de comunidades. Utilizando a etno-história e a oralidade, o estudo documenta memórias de moradores das comunidades de Livramento e Arraiol. A cosmovisão bailiquiense reflete uma conexão com a natureza e práticas culturais próprias. Apesar das dificuldades ambientais e sociais, o povo demonstra resiliência e criatividade. A pesquisa denuncia a invisibilidade do Bailique frente ao centralismo de Macapá, que concentra recursos e reconhecimento. A história do Bailique apresenta forte importância até mesmo fora do seu território, mas é fragmentada por falta de registros escritos. Por isso, a oralidade é fundamental na reconstrução da identidade local. A investigação revela comunidades diversas, com origens, tradições e desafios específicos. O estudo propõe valorizar os saberes tradicionais como fontes legítimas da história. A paisagem, os modos de vida e os rituais moldam uma cosmovisão coletiva que resiste ao tempo. A pesquisa busca reacender o que foi apagado pelo esquecimento e marginalização institucional. Por fim, afirma-se a importância de apresentar os sujeitos históricos desta Amazônia invisibilizada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2096625 - CARINA SANTOS DE ALMEIDA
Interna - 2114004 - FERNANDA CRISTINA DA ENCARNACAO DOS SANTOS
Interno - 2028454 - MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
Notícia cadastrada em: 20/06/2025 09:48
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03