Guia básico de museus do Amapá para o ensino de História em perspectiva decolonia
Ensino de História; Museus; Educação Decolonial; Identidade Cultural; Memória Coletiva.
Este trabalho propôs um Guia Básico de Museus do Amapá para o Ensino de História em Perspectiva Decolonial apresenta uma análise crítica sobre a educação histórica, com foco na desconstrução de narrativas tradicionais e à problematização dos discursos hegemônicos que marcam a produção do conhecimento histórico. O guia visual, enquanto produto metodológico, constitui-se como um recurso para educadores e estudantes que busca fornecer informações sobre o acervo museológico amapaense ao mesmo tempo em que promove reflexões sobre o papel da memória, da identidade e da resistência na construção de uma história mais inclusiva e plural. Ao privilegiar a inserção de personagens históricos não convencionais — como povos indígenas, comunidades afrodescendentes e outros sujeitos subalternizados —, o guia alinha-se às proposições da educação decolonial, que visa desestabilizar os cânones eurocêntricos e os silenciamentos estruturais perpetuados ao longo da modernidade/colonialidade. Quando a reflexão epistemológica acerca dos legados da colonização torna-se mais pulsante, o questionamento sobre a centralidade conferida a versões tradicionais reforça o compromisso em questionar as hierarquias de saber e poder que ainda orientam o ensino de História, abrindo espaço para múltiplas narrativas e para a valorização de epistemologias outras, fundamentadas em saberes ancestrais e experiências comunitárias. O guia visual divulga a localização dos museus existentes no Amapá e propõe estratégias pedagógicas que possibilitam tensionar versões históricas homogêneas e hegemônicas. Ao usufruir dos aportes teóricos decoloniais, busca-se fortalecer processos de ensino-aprendizagem capazes de promover o engajamento crítico, a consciência histórica e a ação transformadora no espaço escolar. O guia básico de museus contextualiza a relevância destas instituições na formação da identidade cultural amapaense e discute