Educação Penitenciária e Ensino de História: o uso de narrativas escritas de egressos na produção de um Guia Educativo.
Ensino de História, Educação Penitenciária, Narrativa de egressos de uma escola pública.
Com a execução deste projeto, irei pesquisar as dissertações sobre Educação Penitenciária no Amapá e Ensino de História no período entre 2008 e 2024, e elaborar um guia educativo aos professores de História que atuam na Escola Estadual São José (EESJ). Os dados serão coletados, inicialmente, com base em pesquisa bibliográfica de dissertações defendidas em universidades brasileiras e outras referências, buscando identificar os temáticas de estudos e produtos educacionais produzidos durante as pesquisas de mestrados. Em seguida, continuaremos a coleta de dados no arquivo da EESJ, principalmente, nos planos de ensino de professores de História com o levantamento documental e no Escritório Social do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (ES/TJAP). As etapas do método análise de conteúdo de Laurence Bardin (2006), serão aplicadas durante coleta de dados e sistematização das informações para organizar as categorias que irão compor o texto da dissertação e do Guia Educativo, que será o produto educacional construído na plataforma digital CANVA. Ainda não temos resultados da pesquisa, mas pretedemos contribuir com as discussões sobre as dificuldades para continuar a Educação Básica pelos egressos da escola pesquisada e do sistema penitenciário do Amapá e o ensino de História a partir do eixo temático “cidadania, civismo e educação como Direito Humano”.