COM UMA CÂMERA NA MÃO E MUITAS HISTÓRIAS NA CABEÇA: A PRODUÇÃO DE VÍDEO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ensino de História. Produção de vídeos. Sequência Didática. Consciência Histórica. Educação Libertadora.
Educar no século XXI é um grande desafio para o docente devido à necessidade de acompanhar as mudanças da geração homo zappiens. É preciso conhecer as particularidades e as formas de aprendizado desses estudantes. Portanto, o objetivo primordial deste trabalho é oferecer ao professor de História um meio de fortalecer no estudante a capacidade de produzir narrativas históricas textuais e audiovisuais de maneira autônoma e critica. Para tanto, apresento a proposta de uma Sequência Didática (SD) que abordará todas as etapas para a produção dos vídeos. O foco principal da produção audiovisual é encorajar os estudantes a assumirem o protagonismo na sala de aula e proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento da consciência histórica. Portanto, a base metodológica e científica para a produção de vídeos advém das obras de Freire, Cerri, Bergala, Girão, Berbel e Frequest. A produção de vídeos no ensino de História pretende que o educador assuma o papel de mediador no processo de ensino-aprendizagem, ensejando uma educação libertadora, criativa e crítica.