HISTÓRIAS, SABERES E TRADIÇÕES CULTURAIS DO POVO WAJÃPI/AMAPÁ: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS PARA ENSINAR A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO BÁSICO
Ensino de História Indígena. Decolonialidade. Povo Wajãpi. Proposta Didática.
A pesquisa enfatiza o campo do Ensino de História e, especificamente, do Ensino de História Indígena no âmbito dos saberes e tradições construídos no espaço das escolas do Povo Wajãpi. O objetivo central é construir material didático para as escolas não indígenas, a partir da produção de desenhos e escritas dos estudantes indígenas Wajãpi sobre suas Histórias, Saberes e Tradições Culturais. A proposta visa atender as reivindicações dos movimentos indígenas, expressadas pela Lei nº 11.645/2008, e ao direito que o povo Wajãpi têm de valorizar e ressignificar sua identidade e de desconstruir equívocos do senso comum sobre sua cultura. A metodologia da pesquisa seguirá os seguintes caminhos: discussões teóricas e conceituais sobre diversidade e interculturalidade/decolonialidade e problematização do lugar dos Povos Indígenas no Ensino de História do Amapá e do Brasil; contextualização das narrativas acadêmicas e indígenas sobre o Povo Wajãpi; avaliação da legislação educativa pertinente no âmbito nacional e local e; produção de desenhos e de escritas pelos estudantes do Ensino Médio das escolas Wajãpi sobre suas Histórias, Saberes e Tradições Culturais. A análise teórica, conceitual, contextual e legal subsidiará a produção do material destinado para as escolas não indígenas do Amapá. O material didático, com foco nas discussões de decolonialidade, pretende enfatizar a existência e a (re)existência dos povos indígenas na contemporaneidade amapaense. Assim, espera-se que as escolas não indígenas possam utilizar o material didático para efetivar o que determina a Lei nº 11.645/2008, decolonizando imagens e representações depreciativas, folclorizadas e descontextualizadas sobre o Povo Wajãpi. Com essa pesquisa e produção de material didático, produzido pelos próprios Wajãpi, pretende-se expressar o protagonismo e valorizar a identidade e a cultura dos indígenas nas salas de aula de História.