NAS TEIAS DE KWAKU ANANSE (HOMEM-ARANHA AFRICANO): ESCRITA HISTÓRICA DE RESISTÊNCIA POR MEIO DE LADRÕES DE MARABAIXO NAS AULAS DE HISTÓRIA EM ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO
Ensino de História; Relações Étnico-Raciais, Ladrão de Marabaixo Afrocentralidade; Produto Didático.
A pesquisa se insere no campo do Ensino de História, das relações étnico-raciais e dos saberes históricos construídos no espaço escolar. O objetivo é produzir a escrita histórica dos Ladrões de Marabaixo pelos discentes do ensino básico e desenvolver material didático para ser utilizado por professores(as) de História com vistas a trabalhar a escrita de resistência, a afrocentralidade, a musicalidade, a interdisciplinaridade e a valorização da identidade do povo preto amapaense. A metodologia será realizada a partir da abordagem qualitativa, envolvendo os discentes da Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho, Escola Ribeirinha do município de Santana-AP. Como procedimento de investigação está sendo realizado levantamento bibliográfico em livros, artigos, dissertações, teses e legislação nacional e local (leis 10.639/2003, lei 11.645/2008, resolução 08/2012-CNE e 025/2016 - CEE-GEA) com aporte teórico e conceitual sobre ensino de História, afrocentralidade e relações étnico-raciais, além das diretrizes legais e curriculares nacionais e locais, com foco na diversidade escolar e nos planos curriculares. Como resultado serão desenvolvidas oficinas para que estudantes da escola selecionada possam pesquisar sobre as memórias do povo preto e escrever letras de Ladrão de Marabaixo que serão musicalizadas, para desenvolver sequências didáticas em videoaulas a serem aplicadas por professor(a) de História em sala de aula, com a finalidade de construir uma escrita de resistência e valorizar a identidade e a memória do povo preto do Amapá. Nesse sentido, tem-se como conclusão parcial da pesquisa que a metodologia e as estratégias de ensino-aprendizagem, a partir da produção do material didático, por meio de Ladrões de Marabaixo, poderá questionar a contracolonialidade e contribuir para impulsionar formas de pensar e agir dos estudantes que valorizem a centralidade da História e da cultura da África e afro-brasileira.