DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E PROFESSORAS QUE ENSINAM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS): O uso do Diário de bordo e reflexividade na prática docente
Ensino de História. Diário de bordo. Registro. Reflexividade docente. Desenvolvimento profissional docente.
A tessitura deste projeto surge da experiência profissional da pesquisadora, na atuação profissional marcada pela inquietação diante dos desafios e possibilidades da disciplina história no chão da sala de aula. Como mestranda do ProfHistória 2024 durante as aulas da disciplina “História Local: usos e potencialidades pedagógicas” se teve a oportunidade de conhecer a atuação de outros professores, tendo como lugar social, a escola e a sala de aula no que se refere o fazer docente. Essa descoberta se desvelou no estudo de uma técnica de ensino conhecida como Diário de bordo, sendo uma ferramenta para registrar suas vivências e experiências, como um instrumento de reflexão crítica em relação a sua prática. Adotar a reflexividade como parte de seu desenvolvimento profissional faz de professoras e professores no ensino, analisar o processo de ensino a partir da relação entre o fazer docente e aqui nosso foco no ensino de história. Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de produção escrita, sua reflexividade sobre a prática docente no ensino de história e as contribuições para seu desenvolvimento profissional. A pesquisa será realizada com professores de uma Escola Municipal no município de Santana de caráter qualitativo,inspirada na abordagem fenomenológica de pesquisa, tendo como metodologia de pesquisa a análise de conteúdo. Espera-se que esta pesquisa corrobore para o diálogo e o debate sobre a prática de escrita de diário de bordo como instrumento de reflexividade pelos professores que ensinam História, permitindo subsídios para o aperfeiçoamento do fazer educativo e desenvolvimento profissional. Conclui-se que muitas são as potencialidades pedagógicas de escrever/registrar pode trazer para a prática docente considerando o uso do diário no exercício da profissão, pois perpassam por diferentes abordagens, possibilitando ampliar o desejo sobre o tema. Propusemos a discutir o diário de bordo, partido do princípio que a reflexividade pode auxiliar os docentes em sua práxis.