Apresentação

Apresentação


A UNIFAP através do curso de Física apresenta o Projeto Pedagógico do curso de Especialização em ensino de Física, que foi elaborado nos moldes do que preconiza a constituição federal de 1988 e as demais legislações pertinentes, assim como respeitando as normas e resoluções da Universidade Federal do Amapá, nas formulações dispostas no marco regulatório que nortearam a estrutura organizativa da matriz curricular, nos princípios teórico-metodológicos da prática educativa, bem como nos procedimentos avaliativos em consonância com a reflexão sobre a formação e o fazer do professor de física, considerando o seu compromisso sociopolítico e as mudanças que o ensino básico sofre a cada dia.

O licenciado em física precisa se consolidar como docente seja de nível fundamental ou médio e a UNIFAP através da oferta de cursos de outros cursos de especialização já vem demonstrando que pode ser um instrumento de qualificação profissional de vários campos do conhecimento. A Especialização no Ensino de Física se apresenta como uma alternativa de qualificação profissional aos docentes de física do ensino básico do estado do Amapá.

O curso apresenta uma formação baseada nos princípios basilares do ensino, os quais nos garante a constituição federal de 1988. O currículo deve ser visto como o instrumento de trabalho do professor e que essa visão só pode ser alcançada pelo aprofundado conhecimento sobre as técnicas de ensino, teorias da aprendizagem, metodologias avaliativas. O aperfeiçoamento em relação às atitudes pedagógicas do professor e a sua metodologia pode ser o instrumento que falta no processo de transformação social do cidadão. Neste curso, ao docente é oferecida uma vasta gama de aprendizado no que tange elementos necessários a esta transformação.

Ao que se sabe a carência de professores de física é muito grande e mais ainda de professores com qualificação profissional adequada. A demanda social de professores nessa área cresce a todo ano e da mesma forma o numero de profissionais sem o trato pedagógico adequado ao seu publico alvo, pois os processos formativos exigem cada vez mais informação do professor em relação aos seus alunos e que sem o devido conhecimento do currículo e do seu público alvo, o professor vai continuar tradicional. A UNIFAP, neste sentido oferta qualificação para dissolução destes problemas.

Portanto, este projeto é fruto de um esforço do professor Robert Saraiva Matos do curso de física da UNIFAP e do colegiado deste curso. É importante ressaltar que todas as diretrizes do curso foram amplamente discutidas junto ao colegiado do curso com a presença de professores experientes que lutaram a todo tempo expressar suas preocupações, suas ideias e suas técnicas em prol da formulação de um documento que exprimisse a ideia de um processo formativo voltado para aluno do ensino básico. Todos os documentos importantes que constituem este documento foram sumariamente discutidos e aprovados pelo colegiado do curso de Física da Universidade Federal do Amapá em diversas oportunidades.

 

Perfil do Curso


A formação continuada entrou na pauta do Ministério da educação logo em 2011, com a portaria nº 1.328, de 23 de setembro de 2011, onde foi verificada a necessidade da implementação de políticas de fomento a qualificação do professor como forma de modificação do cenário de ensino em que se encontrava naquela ocasião.

Nesta otica o Estado do Amapá encontra-se em termos estatísticos nas ultimas posições em rankings educacionais, a citar temos o ENEM, que é o exame nacional do ensino médio. Este problema esta associado a problemas com o ensino, falta de estrutura das escolas e má formação dos docentes que por vezes insistem em pratica que fogem da realidade dos alunos, principalmente em disciplinas como física ou matemática. Neste sentido este curso tem como perfil a qualificação de um professor que entenda o ensino de física de forma multidisciplinar, diverso e plural, onde com esta formação a sociedade frente ao trabalho do professor perceberá que uma boa prática pedagógica pode melhorar a condição do ensino.

Considerando as transformações sociais e das escolas nos últimos tempos, a formação através de uma Especialização em Ensino de Física apresenta-se como uma medida ao consenso de que não se pode para e simplesmente observaras coisas acontecerem, pois a universidade tem o papel de tratar questões como essas. O docente nesta perspectiva deve dentre outras situações:

  • Compreender a evolução do mundo natural e social do ponto de vista das relações humanas com o progresso tecnológico, assim como os produtos e processos tecnológicos são concebidos e como podem ser utilizados no âmbito educacional;
  • Comprometer-se com o processo de aprendizagem, considerando as relações que integram os conhecimentos científicos, pedagógicos, tecnológicos, sociais, humanísticos e culturais, que compõem a matriz curricular do curso;
  •  Analisar de forma reflexiva e crítica, o processo de construção do conhecimento como dimensão política e social ligados aos conteúdos curriculares.
  •  Saber desenvolver comportamentos proativos e socialmente responsáveis com relação à produção, distribuição e consumo da tecnologia dependente e independente;
  •  Ser capaz de elaborar, analisar, corrigir, aplicar e utilizar diferentes procedimentos de avaliação, visando a superação da ênfase da avaliação por norma;
  •  Comprometer-se com a promoção da educação integral, integrada e sustentável


Público Alvo


Professores com graduação em Física de escolas públicas ou portadores de diploma de áreas afins que estejam interessados a estudar o ensino de física numa perspectiva interdisciplinar.

É importante notar que o ensino de física nas escolas continua tradicional e a formação dos professores na graduação ainda pouco explora a questão pedagógica, ou melhor, intensifica um trabalho de conscientização de que o ensino em sua perspectiva experimental, tecnológico pode melhorar as perspectivas de entendimento de um dado assunto pelo aluno.

A UNIFAP com a implementação deste curso reforça seu papel quando da consolidação qualitativa de ensino a qual versa o PDI 2015-2019, bem como ganha ao longo do curso recurso humano capaz de melhorar a produção científica e cultural desta universidade.

Por conseguinte, a sociedade, onde se inclui a comunidade amapaense lucra com profissionais mais qualificados para ensinar Física nas escolas, cidadãos mais críticos de seus papeis na sociedade. Estes elementos são fundamentais para o processo de ensino e de aprendizagem, nos termos em que sem eles entende-se que o ensino continuará fundamentalmente classista, elitista e de vanguarda, no que tange o ensino de física.

A UNIFAP através do curso de Física apresenta o Projeto Pedagógico do curso de Especialização em ensino de Física, que foi elaborado nos moldes do que preconiza a constituição federal de 1988 e as demais legislações pertinentes, assim como respeitando as normas e resoluções da Universidade Federal do Amapá, nas formulações dispostas no marco regulatório que nortearam a estrutura organizativa da matriz curricular, nos princípios teórico-metodológicos da prática educativa, bem como nos procedimentos avaliativos em consonância com a reflexão sobre a formação e o fazer do professor de física, considerando o seu compromisso sociopolítico e as mudanças que o ensino básico sofre a cada dia.

O licenciado em física precisa se consolidar como docente seja de nível fundamental ou médio e a UNIFAP através da oferta de cursos de outros cursos de especialização já vem demonstrando que pode ser um instrumento de qualificação profissional de vários campos do conhecimento. A Especialização no Ensino de Física se apresenta como uma alternativa de qualificação profissional aos docentes de física do ensino básico do estado do Amapá.

O curso apresenta uma formação baseada nos princípios basilares do ensino, os quais nos garante a constituição federal de 1988. O currículo deve ser visto como o instrumento de trabalho do professor e que essa visão só pode ser alcançada pelo aprofundado conhecimento sobre as técnicas de ensino, teorias da aprendizagem, metodologias avaliativas. O aperfeiçoamento em relação às atitudes pedagógicas do professor e a sua metodologia pode ser o instrumento que falta no processo de transformação social do cidadão. Neste curso, ao docente é oferecida uma vasta gama de aprendizado no que tange elementos necessários a esta transformação.

Ao que se sabe a carência de professores de física é muito grande e mais ainda de professores com qualificação profissional adequada. A demanda social de professores nessa área cresce a todo ano e da mesma forma o numero de profissionais sem o trato pedagógico adequado ao seu publico alvo, pois os processos formativos exigem cada vez mais informação do professor em relação aos seus alunos e que sem o devido conhecimento do currículo e do seu público alvo, o professor vai continuar tradicional. A UNIFAP, neste sentido oferta qualificação para dissolução destes problemas.

Portanto, este projeto é fruto de um esforço do professor Robert Saraiva Matos do curso de física da UNIFAP e do colegiado deste curso. É importante ressaltar que todas as diretrizes do curso foram amplamente discutidas junto ao colegiado do curso com a presença de professores experientes que lutaram a todo tempo expressar suas preocupações, suas ideias e suas técnicas em prol da formulação de um documento que exprimisse a ideia de um processo formativo voltado para aluno do ensino básico. Todos os documentos importantes que constituem este documento foram sumariamente discutidos e aprovados pelo colegiado do curso de Física da Universidade Federal do Amapá em diversas oportunidades.


Quem somos?


Curso de Especialização em Ensino de Física

O curso de Especialização inicia em 2017 com a aprovação do curso no Conselho Universitario com a resolução nº 36/2017. O curso é voltado a professores que atuam em sala de aula, graduados em Física e areas afins. No curso os alunos devem integralizar uma matriz de disciplinas distribuída em dois semestres consecutivos, as quais distinguem-se por seus quatro temáticos específicos, quais sejam: Eixo pedagógico, Eixo técnico científico, Eixo prático e Eixo opcional. O aluno que conclui o curso obtêm o título de Especialista em Ensino de Física.

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Período do Curso: 01/02/2018 à 30/09/2023 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://www2.unifap.br/espefis
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