Desnormatizando o Jogo: reingresso de mulheres na Educação de Jovens e Adultos
Desnormatizando o Jogo: reingresso de mulheres na Educação de Jovens e Adultos
Nesse sentido, a minha grande inquietação de investigar com maior
profundidade este tema surge por conta das desigualdades de gênero no contexto
educacional em especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nas mulheres
que buscam conciliar a vida educacional com as múltiplas responsabilidades sociais,
culturais e familiares que lhes são impostas. Objetivo, assim, analisar as barreiras
estruturais e culturais que dificultam o acesso e a permanência dessas mulheres no sistema
educacional, reconhecendo a importância de uma abordagem crítica para garantir uma
educação inclusiva e transformadora. E a partir disso, demonstrar o que elas entendem
como condicionantes para interromper/abandonar a sua trajetória escolar, como se
enxergam dentro do cenário educacional; bem como, identificar o que motivou seu
retorno/ingresso ao sistema educacional na modalidade EJA, como se sentem após
ingressarem novamente e o que esperam para suas vidas após concluírem os estudos.