Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO AFONSO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIO AFONSO SOARES
DATA : 16/12/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA)


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada de Professores; Educação Inclusiva; Desenho Universal para Aprendizagem.


PÁGINAS: 28
RESUMO:

Neste estudo, analisa-se implicações de um processo de formação continuada com professores  do Ensino Fundamental I da Escola de Ensino Fundamental- Esforço Popular, baseada no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como estratégia inovadora para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, em turmas do Ensino Fundamental I de  estudantes com necessidades educacionais especiais. Participarão do estudo 15 (quinze) professores do ensino regular e 03 (três) professores do ensino especial. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa, desenvolvendo-se com base nos princípios da pesquisa colaborativa. No processo investigativo, os instrumentos utilizados serão questionários, direcionados para  gestores e professores  participantes da pesquisa, roteiro para observação em sala de aula, com registros em diários de campo e realização de intervenções, ocorridas durante as sessões formativas. Na dinamização do processo de investigação, estruturaremos um curso de formação continuada, com carga horária de 120h, intitulado: Práticas pedagógicas inclusivas e colaborativas na formação continuada do professor do Ensino Fundamental I: desenvolvendo princípios do DUA. Os resultados serão analisados por meio de três  eixos temáticos que orientam a organização das análises dos dados, a saber:1 – Professores do ensino regular  e demandas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas; 2– Estratégias didáticas exitosas, dos professores do ensino regular, fundamentadas nos princípios do DUA; 3 – Espaços formativos e ensino inclusivo: contribuições do DUA para a prática pedagógica dos professores do ensino regular. O recurso educacional será  a implementação  de  planos de aulas utilizando os princípios do DUA, visando contribuir para a formação dos professores do ensino regular e ensino especial que atuam na EMEF- Esforço Popular.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - ***.030.922-** - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - SEAD
Interno - 2698316 - LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA
Presidente - 1863861 - PIEDADE LINO VIDEIRA
Interna - 2307011 - SELMA GOMES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 26/11/2024 09:23
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03