FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA)
Formação Continuada de Professores; Educação Inclusiva; Desenho Universal para Aprendizagem.
Neste estudo, analisa-se implicações de um processo de formação continuada com professores do Ensino Fundamental I da Escola de Ensino Fundamental- Esforço Popular, baseada no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como estratégia inovadora para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, em turmas do Ensino Fundamental I de estudantes com necessidades educacionais especiais. Participarão do estudo 15 (quinze) professores do ensino regular e 03 (três) professores do ensino especial. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa, desenvolvendo-se com base nos princípios da pesquisa colaborativa. No processo investigativo, os instrumentos utilizados serão questionários, direcionados para gestores e professores participantes da pesquisa, roteiro para observação em sala de aula, com registros em diários de campo e realização de intervenções, ocorridas durante as sessões formativas. Na dinamização do processo de investigação, estruturaremos um curso de formação continuada, com carga horária de 120h, intitulado: Práticas pedagógicas inclusivas e colaborativas na formação continuada do professor do Ensino Fundamental I: desenvolvendo princípios do DUA. Os resultados serão analisados por meio de três eixos temáticos que orientam a organização das análises dos dados, a saber:1 – Professores do ensino regular e demandas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas; 2– Estratégias didáticas exitosas, dos professores do ensino regular, fundamentadas nos princípios do DUA; 3 – Espaços formativos e ensino inclusivo: contribuições do DUA para a prática pedagógica dos professores do ensino regular. O recurso educacional será a implementação de planos de aulas utilizando os princípios do DUA, visando contribuir para a formação dos professores do ensino regular e ensino especial que atuam na EMEF- Esforço Popular.