PASSEIO DIGITAL: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS.
Inclusão Educacional. Tecnologias Assistivas. Ensino de Matemática.
A pesquisa aborda a inclusão de alunos surdos no ensino de matemática, com foco na resolução de problemas aditivos, destacando os desafios linguísticos e pedagógicos enfrentados por esses estudantes. Para atender a essas necessidades, foi desenvolvido o software educativo "Passeio Digital", que utiliza elementos gamificados e recursos tecnológicos para criar um ambiente interativo e acessível ao aprendizado. O estudo foi realizado na Escola Municipal Professor José Leoves Teixeira, em Macapá, envolvendo professores e pedagogos que atuam diretamente com alunos surdos. A metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica, entrevistas e questionários para identificar os requisitos do software e avaliar sua aplicabilidade no contexto educacional. O desenvolvimento do software integrou recursos de acessibilidade, como suporte à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e elementos visuais interativos, promovendo a autonomia e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Os resultados preliminares apontaram que o software contribui para o engajamento dos alunos e facilita a compreensão dos conceitos matemáticos, ao apresentar problemas em um contexto lúdico e culturalmente relevante. Além disso, o estudo destacou a importância de capacitar os professores para o uso de tecnologias educacionais e proporcionar suporte técnico adequado para sua implementação. A pesquisa reforça a relevância de recursos tecnológicos inclusivos como ferramentas pedagógicas, promovendo práticas que atendam às necessidades específicas dos alunos surdos e contribuam para uma educação mais equitativa e eficaz.