Acessibilidade no ensino de ciências para estudantes com cegueira nos anos finais do Ensino Fundamental.
Educação Especial. Recurso acessível. Deficiência visual. Ensino de ciências.
Esta pesquisa teve como objetivo: desenvolver uma proposta formativa aos professores do AEE e da classe comum, de construção de recursos acessíveis para o ensino de ciências a estudantes com cegueira, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. E como objetivo específico: (a) caracterizar as práticas pedagógicas dos professores do AEE e dos professores, do ensino de ciências, no processo de construção de recursos didáticos acessíveis para estudantes com cegueira; b) descrever a concepção de professores da área de conhecimento de ciências quanto ao processo de ensino e aprendizagem de estudantes com cegueira; c) identificar mudanças e/ou permanências sobre as concepções de práticas pedagógicas acessíveis, mediante a aplicação da proposta formativa para o ensino de ciências. Este estudo tem abordagem qualitativa, do tipo de pesquisa-ação colaborativa. Foi realizada em uma escola pública no município de Macapá-AP e contou com a participação de professoras da Educação Básica, que atuam com estudantes com cegueira, sendo três professoras que atuam no AEE e três professoras que atuam na área de conhecimento de Ciências, de três escolas distintas. Esta pesquisa apresenta como Recurso Educacional uma proposta de formação docente onde abordou a construção de materiais didáticos acessíveis para o ensino de ciências. Os resultados foram sistematizados e categorizados em duas categorias e 5 subcategorias.