Inclusão Escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental II: Desafios e perspectivas
Inclusão escolar. Educação de Jovens e Adultos. Ensino Colaborativo. Consultoria Colaborativa.
A educação de Jovens e Adultos (EJA) trata-se de uma modalidade de ensino que ao longo dos anos vem se mostrando diferenciada tanto pelo público a quem atende, quanto pelas estratégias e metodologias de ensino aplicadas. Com o processo de matrículas de estudantes público alvo da educação especial (PAEE) crescendo ao longo dos anos em turmas regulares e na EJA faz-se necessário ampliar o apoio e suporte do atendimento educacional especializado (AEE) e repensar o processo de ensino para esse público. Enquanto problema de Investigação apresenta-se: como estão sendo garantidos o acesso e acessibilidade pedagógica aos estudantes PAEE na modalidade da EJA no ensino fundamental II? Tem-se como objetivo principal analisar o processo de escolarização de estudantes PAEE na modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e será realizada em uma Escola Estadual no Bairro do Muca, região sul da Cidade de Macapá-AP. Os procedimentos metodológicos estão organizados em duas etapas: I) Realização de entrevistas semiestruturadas a serem aplicados aos seis professores das classes comuns que atuam com PAEE nas turmas do Ensino Fundamental II da modalidade EJA e cinco professores que atuam no AEE, bem como a observação participativa do cotidiano escolar; II) Levamento documental: envolverá a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), os Relatórios pedagógicos da Escola e do AEE. Espera-se que a presente pesquisa possa contribuir com o debate dos desafios e possibilidades da educação especial no contexto da EJA, além de apresentar propostas pedagógicas pautadas no ensino colaborativo e consultoria colaborativa, de maneira que possam contribuir para o processo de ensino aprendizagem dos alunos PAEE em turmas do ensino fundamental II da EJA.