A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP
Palavras-chave: Inclusão Escolar; Gestão Educacional; Educação Infantil; Crianças com Deficiência.
Este estudo aborda a inclusão de crianças com deficiência e necessidades específicas na Educação Infantil, com foco nos desafios e nas oportunidades que a gestão escolar enfrenta em contextos de recursos limitados, realizado em duas escolas municipais de Macapá-AP. O objetivo consiste em identificar os principais obstáculos no processo de inclusão e oferecer contribuições para fortalecer a atuação da gestão escolar. A metodologia adotada é qualitativa e integra uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, questionários e entrevistas abertas. A pesquisa explora as percepções de gestores, professores do Ensino Regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de pais, sobre as práticas inclusivas e a importância de uma gestão democrática e participativa nesta etapa da Educação Básica. Até o momento, os questionários aplicados aos professores, gestores e pais foram analisados, de modo que os dados apontam para a necessidade de uma formação continuada, recursos e estratégias adequados para atender às necessidades dos alunos com deficiência e necessidades específicas. As entrevistas com os gestores, ainda em fase de análise, acrescentarão informações à discussão sobre o papel da gestão escolar no processo de inclusão do público-alvo da pesquisa. Como recurso educacional, é proposto está um guia de apoio à gestão inclusiva, em desenvolvimento, direcionado a orientar gestores, educadores e a comunidade escolar na aquisição de conhecimentos e na prática de abordagens acolhedoras e acessíveis. A expectativa é de que esse estudo e o guia possam contribuir para uma escola mais inclusiva, em que cada criança seja respeitada e valorizada.
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