O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ADAPTADAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
Sequência didática; Transtorno do Espectro Autista; Educação Inclusiva; Ensino de Ciências; Anatomia humana.
A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP e está inserida na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver uma tecnologia educacional, no formato de Sequências didáticas (SD) destinado a formação continuada de professores de Ciências nos anos finais do fundamental II para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA. A pesquisa é do tipo tecnológica com abordagem metodológica de acordo com o método Design Science Research (DSR), no qual as etapas utilizadas foram: identificação do problema a ser estudado, a revisão narrativa de literatura, a definição de objetivos, o desenvolvimento do artefato que são as sequências didáticas construídas, a avaliação deste artefato para a sua validação, finalização do artefato e a comunicação da pesquisa, que corresponde a apresentação do recurso educacional. A revisão de literatura foi elaborada com o objetivo de analisar os trabalhos recentes que abordam o uso de sequências didáticas como estratégia para inclusão de alunos com TEA nas aulas de Ciências, especificamente para os conteúdos de Anatomia. Assim foi possível inferir que o uso de SD melhora a inclusão de alunos com TEA desde que seja planejada adequadamente. O desenvolvimento da SD, proposta nesta pesquisa, ocorrerá em colaboração com os professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE através da participação em um questionário. A validação da SD ocorrerá em dois momentos: o primeiro pelos professores do AEE e o segundo através da validação por pessoas com conhecimentos específicos, ambos irão avaliar através da escala Likert. Desta maneira a pesquisa pretende apresentar como recurso educacional uma SD dos conteúdos de Anatomia humana que possam auxiliar o professor de Ciências em sua formação e otimização das aulas para uma melhor inclusão dos alunos com TEA.