Banca de QUALIFICAÇÃO: KÉLEM COSTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KÉLEM COSTA DOS SANTOS
DATA : 29/11/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

Sequência didática: estratégia metodológica para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Ensino de Ciências. Projeto Kepler. Realidade Aumentada


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Esta dissertação está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) na Universidade Federal do Amapá UNIFAP – Macapá. A temática deste trabalho explora a sequência didática como estratégia metodológica para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental II, uma escolha que reflete os desafios que enfrento como professora regente de Ciências em sala de aula. O objetivo geral deste estudo é investigar o potencial da sequência didática com o uso do aplicativo Projeto Kepler e sua contribuição para a elaboração de planejamentos em Ciências, visando à inclusão de alunos com TEA no Ensino Fundamental II. A metodologia adotada é uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, fundamentada nas políticas públicas de inclusão, na Base Nacional Comum Curricular, no Desenho Universal para Aprendizagem e em estudos que discutem o uso de sequências didáticas e/ou realidade aumentada para estudantes com TEA. A revisão de literatura evidenciou uma escassez de pesquisas sobre o uso de aplicativos e sequências didáticas no ensino de Ciências para o Ensino Fundamental II, especialmente voltadas para a inclusão de alunos com TEA. A sequência didática elaborada oferece uma abordagem metodológica para professores de Ciências do Ensino Fundamental II, com foco na inclusão de estudantes com TEA. A aplicação da sequência didática, por meio de uma oficina para os professores de Ciências do Ensino Fundamental II, foi concluída com êxito e proporcionou aos docentes novas estratégias e ferramentas para promover uma aprendizagem mais acessível e adaptada, ampliando suas competências para atender às necessidades específicas desses alunos. O recurso educacional proposto a partir desta pesquisa é uma sequência didática sobre o sistema solar, utilizando o aplicativo Projeto Kepler, com uma perspectiva inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2326962 - EDCARLOS VASCONCELOS DA SILVA - nullInterna - 1334641 - ELANE DE NAZARE MAGNO FERREIRA
Presidente - 2093303 - JANIELLE DA SILVA MELO
Interna - 2307011 - SELMA GOMES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/11/2024 16:36
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.server03