Sequência didática: estratégia metodológica para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Ensino de Ciências. Projeto Kepler. Realidade Aumentada
Esta dissertação está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) na Universidade Federal do Amapá UNIFAP – Macapá. A temática deste trabalho explora a sequência didática como estratégia metodológica para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental II, uma escolha que reflete os desafios que enfrento como professora regente de Ciências em sala de aula. O objetivo geral deste estudo é investigar o potencial da sequência didática com o uso do aplicativo Projeto Kepler e sua contribuição para a elaboração de planejamentos em Ciências, visando à inclusão de alunos com TEA no Ensino Fundamental II. A metodologia adotada é uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, fundamentada nas políticas públicas de inclusão, na Base Nacional Comum Curricular, no Desenho Universal para Aprendizagem e em estudos que discutem o uso de sequências didáticas e/ou realidade aumentada para estudantes com TEA. A revisão de literatura evidenciou uma escassez de pesquisas sobre o uso de aplicativos e sequências didáticas no ensino de Ciências para o Ensino Fundamental II, especialmente voltadas para a inclusão de alunos com TEA. A sequência didática elaborada oferece uma abordagem metodológica para professores de Ciências do Ensino Fundamental II, com foco na inclusão de estudantes com TEA. A aplicação da sequência didática, por meio de uma oficina para os professores de Ciências do Ensino Fundamental II, foi concluída com êxito e proporcionou aos docentes novas estratégias e ferramentas para promover uma aprendizagem mais acessível e adaptada, ampliando suas competências para atender às necessidades específicas desses alunos. O recurso educacional proposto a partir desta pesquisa é uma sequência didática sobre o sistema solar, utilizando o aplicativo Projeto Kepler, com uma perspectiva inclusiva.