A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO AMBIENTE ESCOLAR: recursos para a alfabetização de crianças com TEA no Ensino Fundamental I.
Tecnologia assistiva, Alfabetização, Transtorno do Espectro Autista.
O processo de aprendizagem das crianças com o Transtorno do Espectro autista (TEA), é pautado em metodologias que consigam alcançar cada criança de acordo com suas necessidades e suas limitações. Nesta perspectiva, a utilização de Tecnologia Assistiva (TA) no ambiente escolar, torna-se de grande valor para a criação de um espaço de vivências adequado para estas crianças, contribui para uma educação inovadora, proporcionando-lhes melhor qualidade de ensino, e, ao mesmo tempo, possibilita a mudança do modelo tradicional de educação focada apenas na transmissão de conteúdo. O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto do uso de tecnologia assistiva no desenvolvimento da alfabetização de crianças com TEA no ensino fundamental I. A metodologia utilizada será, quanto à abordagem, uma pesquisa qualitativa, com entrevista semiestruturada. Quanto à natureza caracteriza-se como pesquisa aplicada e quanto aos objetivos caracteriza-se como exploratória. Para a coleta de dados serão utilizados questionários para as entrevistas, gravação de áudio, roteiro de análise de documentos e registro fotográfico. Na fundamentação teórica, foi realizada a revisão de literatura, onde foram selecionados 16 trabalhos entre artigos e dissertações no espaço temporal de maio de 2019 à maio de 2024, onde revelaram uma tendência ao uso de jogos digitais, como TA de apoio para dar suporte na aprendizagem das crianças com TEA, junto com a utilização dos métodos TEACCH e fônico. A pesquisa conta também com os conceitos de alfabetização de Magda Soares. As hipóteses da pesquisa são que poucos professores do ensino regular conseguem utilizar a TA em contexto escolar por falta de recursos, orientação, colaboração do AEE, pouca formação nesta área e salas de aulas lotadas. Como recurso educacional desta pesquisa, será criado um e-book interativo de orientações com propostas de TA como suporte para romper barreiras e auxiliar na alfabetização dos alunos com TEA. O referido O e-book contará com propostas de utilização de jogos digitais gratuitos, acesso à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) também em formato digital e indicação de TA de baixo tecnologia (com foco em português, matemática e coordenação motora) para auxiliar no processo de inclusão e de aprendizagem das crianças com TEA em sala de aula. A recurso será validado em uma oficina de formação para os professores.