DIÁLOGOS SEM BARREIRAS: Comunicação Aumentativa e alternativa no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo
Comunicação Aumentativa e Alternativa;Tecnologia Assistiva; TEA; inclusão.
A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Inclusiva/PROFEI da Universidade Federal do Amapá, inserida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. O público alvo foram acadêmicos da Universidade Estadual do Amapá. O objetivo foi avaliar a eficácia de um programa de formação sobre Tecnologia Assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista em futuros professores. O programa de formação teve como objetivo proporcionar conhecimentos sobre a importância da utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa no processo de inclusão de alunos com TEA. Dentre os objetivos específicos, planejou-se um workshop sobre CAA no contexto da tecnologia assistiva, desenvolveu-se um curso online sobre o uso da CAA para a inclusão de alunos com TEA e capacitar acadêmicos a atuarem como mediadores da comunicação de crianças com TEA. Pretendeu-se também avaliar os resultados dos cursos para difundir a abordagem no meio acadêmico. As ações incluíram a construção de um workshop sobre CAA como tecnologia assistiva, uma oficina de confecção de recursos de CAA e um curso online sobre o uso da CAA para inclusão de alunos com TEA.O estudo adotou o método de pesquisa qualitativa, métodos descritivo e exploratório, por meio de pesquisa-ação. Os resultados obtidos permitiram analisar que a hipótese inicial foi confirmada, ou seja, o produto mostrou-se efetivo para ampliar significativamente os conhecimentos dos participantes, sanando lacunas identificadas inicialmente. Os questionários pré e pós-teste indicaram evolução no nível de conhecimento sobre comunicação aumentativa e alternativa e inclusão.