Podcast na formação docente: a transposição didática de termos médicos sobre baixa visão para profissionais da educação básica
Formação continuada. Baixa visão. Podcast. Transposição didática. Atendimento Educacional Especializado
O tema “podcast na formação docente: a transposição didática de termos médicos sobre baixa visão para profissionais da educação básica”, foi escolhido após indagações se e quais meios os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), utilizam para transformar o conhecimento científico (termos médicos oftalmológicos) em conhecimento didático? Uma formação sobre a temática de baixa visão fornecerá subsídios aos professores do AEE para que façam a transposição didática (transformação do conhecimento científico para o conhecimento didático) de termos médicos relacionados à essa especificidade visual? Com a formação, sobre os termos médicos relacionados a baixa visão, os professores farão a adaptação e/ou adequação de materiais e recursos pedagógicos para alunos com baixa visão de acordo com suas condições visuais? Diante dessas questões de pesquisa definiu-se como objetivo principal promover formação continuada para professores do AEE, que os qualifique a compreender os termos médicos sobre baixa visão, e assim possam refletir sobre sua prática, adequando materiais e estratégias de acordo com especificidade visual de cada aluno. Para se obter os dados desta pesquisa foram realizadas rodas de conversas e o tratamento de dados baseou-se na análise de conteúdo, de acordo com Bardin. Como resultado das rodas de conversa foi criado um podcast intitulado “Baixa Visão não é cegueira”, onde foram compartilhadas informações e orientações sobre como o professor do AEE pode entender as especificidades da funcionalidade visual e melhor aproveitar os resíduos visuais do aluno com baixa visão.