Banca de DEFESA: CLAUDIA SOLANGE SANTOS E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA SOLANGE SANTOS E SILVA
DATA : 25/10/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Ambiente virtual - Plataforma Meet.
TÍTULO:

 

O USO DE RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE CRIANÇAS COM  TEA:RESSIGNIFICANDOPRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA CRECHE NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP



PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente; Educação Especial; Autismo; Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA); Educação Infantil.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

 

A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Federal do Amapá, Macapá, intitulada como “O uso de recursos de baixa tecnologia assistiva no ensino de crianças com TEA: ressignificando práticas pedagógicas em uma creche no município de Macapá-AP”. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo de natureza aplicada que partiu da questão-foco: Como a aplicabilidade de uma oficina pedagógica pode contribuir para a formação continuada de docentes na educação infantil integrando a CAA nas práticas inclusivas de crianças com TEA? Fundamentada em realidade fática dos docentes público-alvo da investigação, em observações e práticas-pedagógicas, bem como no reconhecimento de lacunas na formação docente na área da educação especial na perspectiva inclusiva. Assim, como objetivo geral foi proposto a formação continuada através de uma oficina pedagógica para professores integrando a Comunicação Aumentativa e Alternativa-CAA e especificidades das crianças com TEA. Para a coleta de dados foram realizados os procedimentos de pesquisa bibliográfica e utilização de dois questionários. O primeiro instrumento foi utilizado com foco no diagnóstico da investigação e o segundo na avaliação da proposta de formação que usou como parâmetro a escala Likert. Após a coleta, o banco de dados foi analisado no programa Jamovi, versão 2.3 os quais foram descritos em formato de tabelas. Desse modo, foi executado como produto educacional a oficina pedagógica “O Uso de Recursos de Baixa Tecnologia Assistiva no Ensino de Crianças com TEA”, tendo como objetivos aplicar a metodologia da oficina pedagógica, a fim de possibilitar a formação continuada de docentes fundamentada na teoria e prática da produção de recursos de Comunicação Aumentativa Alternativa no contexto infantil como alternativa para ressignificar práticas educacionais, a validação da proposta e por fim, a criação de um segundo produto educacional que trata-se do caderno pedagógico disponível digital e impresso para subsidiar o trabalho docente com estratégias para a efetiva inclusão de crianças com TEA . O campo de aplicação do produto foi uma creche municipal, situada na zona urbana da capital Macapá, Amapá. Diante do exposto, considerando os resultados da pesquisa, foi relevante a aplicação do produto educacional aos docentes pois os participantes demonstraram interesse em aprofundar a temática e ao mesmo tempo ressignificaram suas práticas bem como o aperfeiçoamento do seu potencial e habilidades no fazer pedagógico. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DENISE SILVA
Interna - 1334641 - ELANE DE NAZARE MAGNO FERREIRA
Presidente - 2093303 - JANIELLE DA SILVA MELO
Interno - 2698316 - LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA
Notícia cadastrada em: 14/10/2024 10:59
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