Atendimento Educacional Especializado: Articulação pedagógica da escola estadual quilombola Lagoa dos Índios, na Amazônia Amapaense
Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Educação Escolar Quilombola.
A referida pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, inserida na linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O citado trabalho teve como objetivo geral analisar a organização e funcionamento do Atendimento Educacional Especializado em uma Escola Quilombola do município de Macapá-AP. Como objetivos específicos: analisar o PPP da escola, considerando a especificidade da escola quilombola e o público da educação especial, analisar as estratégias de atendimento que as professoras do AEE utilizam para contribuir com a acessibilidade pedagógica; compreender, a partir das narrativas das professoras da classe regular e do AEE, as ações pedagógicas desenvolvidas. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicada entrevista semiestruturada e observação do contexto escolar, com registro por meio de diário de bordo. Configurou-se um estudo qualitativo, em que fizeram parte da pesquisa 02 professoras do AEE e 05 professoras da classe regular. Quanto ao tratamento dos dados, estes foram tratados por meio do método de análise de conteúdo, que permitiu compreender significados construídos a partir de um conjunto de textos. A pesquisa pôde contribuir com a comunidade escolar quilombola, tão rica de significados, porém, tão carente de olhar mais atento quanto a aplicabilidade das políticas públicas; a mesma trouxe como resultado a importância de a escola Quilombola apropriar-se de seus direitos, as professoras usufruírem de formação continuada, um PPP que legitimasse as ações inclusivas da escola e elaboração do PEI. A escola quilombola, com seus direitos pouco respeitados e com um legado cultural significativo, relaciona-se com a tradição centenária de um povo ávido de desenvolvimento social e cultural. A pesquisa promoveu reflexões quanto ao AEE e possibilitou uma reconexão com o fazer pedagógico em contextos quilombolas, além de mostrar a importância da Educação Especial como uma modalidade de educação que busca consolidar o direito dos estudantes público da educação especial, na interface com a educação escolar quilombola, promovendo sua emancipação e acessibilidade nos sistemas de ensino, em diferentes realidades socioculturais, realidade essa retratada no Produto Educacional “Guia de Orientação de Práticas Pedagógicas Inclusivas para Docentes da Escola Quilombola”, material didático que se configurou em um produto de apoio/suporte com fins didáticos na mediação dos processos de ensino e aprendizagem de estudantes público da educação especial na Escola Quilombola Lagoa dos Índios, com o ritmo e a cor da cultura do quilombo.