DIÁLOGOS SEM BARREIRAS: Comunicação Aumentativa e alternativa no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo
Comunicação Aumentativa e Alternativa; Tecnologia Assistiva; TEA; inclusão
O projeto tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa de formação sobre Tecnologia Assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista em futuros professores. O programa de formação tem como objetivo proporcionar aos futuros profissionais da educação conhecimentos sobre a importância da utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa no processo de inclusão de alunos com TEA. Dentre os objetivos específicos, estão planejar um workshop sobre CAA no contexto da tecnologia assistiva, desenvolver um curso online sobre o uso da CAA para a inclusão de alunos com TEA curso para capacitar acadêmicos a atuarem como mediadores da comunicação de crianças com TEA. Além disso, pretende-se avaliar os resultados dos cursos para difundir a abordagem no meio acadêmico. As ações incluem a construção de um workshop sobre CAA como tecnologia assistiva, uma oficina de confecção de recursos de CAA e um curso online sobre o uso da CAA como ferramenta para a inclusão de alunos com TEA ,que apresentem dificuldades complexas de comunicação. A população-alvo são acadêmicos de cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Amapá. O estudo adotará uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação descritivo-exploratória, com coleta transversal de dados por meio de questionários aplicados antes e depois da formação. Espera-se que o programa de formação contribua para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que possibilitem aos futuros professores atuarem na inclusão de alunos com TEA, além de difundir a abordagem no meio acadêmico.